Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
É inegável que o ovo é um dos alimentos mais versáteis que podemos utilizar no dia a dia. Por ser um elemento tão presente em nossa mesa, muitas dúvidas surgem, como por exemplo, a respeito da diferença de coloração da casca.
A cor da casca é a primeira característica que diferencia um ovo de outro. É comum de se ver pessoas que acreditam que o ovo com casca marrom é mais saudável do que o de casca branca, no entanto, a única diferença entre os dois tipos é, de fato, a coloração.
A variação na coloração está relacionada à raça das galinhas, sendo que as galinhas de penas brancas são as que botam os ovos brancos, enquanto as de penas vermelhas botam ovos da cor marrom.
Existe a ideia de que os ovos de coloração marrom são mais saudáveis e que essa é a explicação para possuírem um preço mais elevado. Mas a verdade é que a diferença de preço se dá pelo fato de que as galinhas que botam os ovos marrons possuem tamanho maior, sendo, consequentemente, mais caras de serem mantidas, alimentadas e cuidadas, logo, seus ovos também custam mais. Do ponto de vista nutricional, não existe nenhuma diferença entre o ovo com casca marrom e o ovo com casca branca.
A única diferença de coloração que pode indicar uma composição nutricional distinta é no caso da gema do ovo, visto que galinhas que são criadas soltas e alimentam de milho e outros cereais, como é o caso da galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro. Diferentemente das galinhas de granja que produzem gemas com coloração mais pálida, já que são alimentadas com rações e outros tipos de alimentos. Desse modo, o que causa uma composição nutricional diferenciada é o modo de criação e a alimentação das galinhas e não a raça; logo, podem existir ovos brancos ou marrons, tanto de galinhas caipiras, quanto de granja.