Pedro Peixe | Não podemos aceitar os cortes no orçamento de Ciência e Tecnologia

Publicado: última atualização em 0 comment

No último dia 26/10, diversas entidades estudantis e científicas, lideradas pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) se reuniram na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais denunciando o absurdo corte de verbas para a Ciência e Tecnologia por parte do governo federal.

Por ordem do Ministério da Economia, R$ 690 milhões foram retirados do CNPq, a maior agência de fomento à pesquisa do país, o que representa mais de 90% do seu orçamento. Esse dinheiro seria usado para custear investigações científicas, em especial nas Universidades brasileiras.

Pedro Peixe | Não podemos aceitar os cortes no orçamento de Ciência e Tecnologia
Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe) é Biólogo e Professor, Dr. em Ciências Naturais e Docente do IFMG

Essa tenebrosa situação fez com que houvessem manifestações nas mais diversas cidades do país, mostrando que cortar custos de tão importante área pode trazer resultados desastrosos para o desenvolvimento científico brasileiro.

De maneira a se solidarizar com a situação, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado Estadual Agostinho Patrus (PV) recebeu representantes da SBPC, da ANPG e da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), bem como a Presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da casa, a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT) se comprometendo a pressionar os parlamentares federais a retornar com o recurso para o CNPq.

Momento da entrega da carta das entidades científicas ao Presidente da ALMG comprometendo a pressionar os deputados federais a derrubar a emenda de corte de verba do CNPq

É realmente impressionante que em pleno século XXI e com toda a importância que a Ciência teve para o desenvolvimento da vacina contra a COVID, que o governo federal trate desta forma esta importante área do país. Sempre é bom lembrar que os cientistas brasileiros, mesmo com os sucessivos cortes de verba, ainda são referência em diversas áreas no mundo todo.

Os manifestantes esperam, que com o ato, sensibilizem as autoridades, em especial a bancada de Deputados Federais mineiros para que revejam essa transferência de recursos, trazendo de volta o dinheiro para as pesquisas nas universidades brasileiras.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS