Menu

Prazo para cadastramento biométrico é adiado para 6 de março para 62 cidades mineiras

03/02/2020 às 16:30
Tempo de leitura
3 min

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) anunciou, nesta segunda-feira (3), o adiamento do prazo para do cadastramento biométrico em 62 municípios mineiros para o dia 6 de março.

A decisão foi tomada devido a uma manutenção da infraestrutura do cadastro eleitoral no país inteiro, com indisponibilidade do sistema em cadastrar as biometrias, durante os dias 15 e 16 de fevereiro, último fim de semana antes do fim do prazo revisional. Com isso, a fase final dos atendimentos aos eleitores poderia ficar comprometida.

Com isso, 62 cidades mineiros terão até o dia 6 de março para procurarem um cartório eleitoral ou posto de atendimento para efetuarem o recadastramento biométrico. Caso alguém perca o prazo, terá seu título de eleitor cancelado e não poderá votar enquanto não regularizar o trâmite junto à Justiça Eleitoral.

O que levar para fazer a biometria?

– Documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais) – exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez;

– Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento;

– Título eleitoral, se ainda o possuir;

– Comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

Em todos os municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento, que deve ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148).

O que muda?

Os eleitores que não estão em dia com a Justiça Eleitoral terão seus títulos de eleitor cancelados, causando em impedimentos de se inscrever, investir ou tomar posse em concurso público; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais e estaduais; obter passaporte, dentre outras vedações.

Cadastramento Biométrico em Minas Gerais

Dos 15.730.448 eleitores mineiros, 7.765.183 já fizeram o recadastramento, o que corresponde a 49,36% do eleitorado. Lembrando que nas eleições municipais de 2020, a biometria será obrigatória em 259 cidades mineiras, incluindo os 62 que estão terminando a revisão biométrica. Nas outras 594 cidades já é realizado o recadastramento biométrico, mas ainda não tem prazo definido.