Take a fresh look at your lifestyle.

Por que o Prêmio Nobel de Literatura não será concedido em 2018?

O Prêmio Nobel de Literatura de 2018 não será concedido este ano pela primeira vez em quase sete décadas, devido a um escândalo de estupro e agressão sexual.

“O Prêmio Nobel de Literatura de 2018 será designado e anunciado ao mesmo tempo que o vencedor de 2019”, disse a Academia Sueca em um comunicado.

A instituição, fundada em 1786, já havia optado em sete ocasiões anteriores por suspender o prêmio: em 1915, em 1919, em 1925, em 1926, em 1927, em 1936 e em 1949.

“Em cinco dessas ocasiões, o prêmio foi adiado e entregue ao mesmo tempo que o prêmio no ano seguinte” , disse a Academia.

A instituição está atolada em crise desde novembro passado, quando o jornal sueco Dagens Nyheter publicou depoimentos de 18 mulheres que foram vítimas de abusos sexuais por Jean-Claude Arnault , uma figura influente do cenário cultural sueco e que tem vínculos com a Academia.

Katarina Frostenson e cinco outros membros da academia renunciaram após o escândalo.

Será a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que o prestigioso prêmio não será entregue. No ano passado, o romancista britânico nascido no Japão, Kazuo Ishiguro, ganhou o prêmio.

Close