Menu

Saiba o que aconteceu no primeiro debate entre candidatos a governador de Minas Gerais

17/08/2018 às 18:43
Tempo de leitura
3 min

Na noite desta quinta-feira (16) os candidatos ao governo de Minas Gerais participaram do primeiro debate televisivo na campanha eleitoral. O confronto foi transmitido pela TV Bandeirantes e contou com a participação de seis dos nove candidatos que pediram registro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Participaram do debate o senador e ex-governador Antônio Anastasia (PSDB), o atual governador Fernando Pimentel (PT), o ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), o ex-secretário João Batista Mares Guia (REDE), Claudiney Dulim (AVANTE) e Dirlene Marques (PSOL).
Anastasia (PSDB), por ordem de sorteio, foi quem deu início ao confronto com questionamento direto a Pimentel (PT) sobre a situação do atual governo, citando o aumento de impostos como um movimento contrário ao proposto pelo petista durante a campanha. Por sua vez, Fernando Pimentel negou que tenha aumentado os tributos na proporção apontada por Anastasia e se defendeu afirmando que o PT herdou o governo com dívidas causadas pela gestão do PSDB.  O primeiro bloco foi marcado por troca de acusações e farpas entre o tucano e o petista, os dois principais candidatos ao pleito.
Enquanto Anastasia e Pimentel se enfrentavam apontando erros ou defendendo gestões, além de realizarem questionamentos sobre as finanças do estado, os demais candidatos aproveitaram o confronto entre o se apresentaram como terceira via na disputa pelo governo.
João Batista Mares Guia confrontou as administrações de PSDB e PT no estado. Dirlene Marques criticou o atual governo e se colocou como representante das mulheres. Marcio Lacerda evitou confrontos com Anastasia e Pimentel e tentou reforçar sua candidatura como uma alternativa nas eleições. Claudiney Dulim, com participação menos expressiva, tentou se aproximar dos telespectadores com um discurso emocionado nas considerações finais.

As regras do debate

O debate transmitido pela TV Bandeirantes teve uma duração de aproximadamente duas horas e meia e foi dividido em cinco blocos. No primeiro os candidatos fizeram perguntas entre si com a ordem definida por sorteio. No segundo bloco os candidatos responderam perguntas dos espectadores da Band e da Rádio Bandnews. As perguntas do terceiro bloco foram feitas por jornalistas da emissora, que escolhiam um candidato para responder e outro para comentar a resposta de seu oponente. O quarto bloco teve a mesma dinâmica do primeiro e o último foi destinado para as considerações finais.
Até as eleições haverá mais debates nos quais os candidatos terão a oportunidade de expor suas propostas de governo. Confira a agenda:

  • 28 de setembro – Record
  • 2 de outubro – Rede Globo
  • Data a confirmar – TV Alterosa

Leia também: Campanha eleitoral começa oficialmente nesta quinta-feira (16)

Última atualização em 19/08/2022 às 10:54