Quem não é visto não é lembrado

Publicado: última atualização em 0 comment

Já ouviu falar em networking? Pois é, esta palavrinha em inglês que representa uma rede de contatos (de cunho) profissional. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.

Importância do Networking

E qual a importância disso para nossa vida? Bem, nós não vivemos nem realizamos nada sozinhos. Somos seres que vivem e dependem uns dos outros. Então é importante manter contato com as pessoas que podem lhe ajudar a crescer profissionalmente, seja através de um emprego ou atuando como seu conselheiro.

Quem não é visto não é lembrado

Quantos trabalhos eu já consegui por causa da minha rede de contatos? Inúmeras oportunidades.

Mas infelizmente tem gente que não compreende o significado desta palavra. Só procura a outra pessoa quando precisa, só entra em contato para pedir favores e ajuda. Isso não é networking. Isso é desespero!

O contato com as pessoas certas fez a diferença, na opinião de José Augusto Minarelli, presidente da Lens&Minarelli: “São três os tipos de pessoas-meio: informantes, que são as pessoas com informações que você precisa ou que sabem quem as tem, os intermediários, que têm como fazer a aproximação entre você e o tomador de decisão e os influenciadores, que emprestam um pouco de seu prestígio para você chegar até a pessoa-fim”.

>>>Entrevista de Emprego: Você Está Preparado (a)?

Muito bem, e como você pode ativar seu networking?

1 – Retome contato ex-professores, ex colegas de trabalho, ex-colegas de escola, amigos que não vê e fala a tempos, enfim, pessoas que podem te apresentar a outras pessoas ou até mesmo te ajudar a encontrar uma excelente oportunidade de trabalho.

2 – Convide nas redes sociais, pessoas que tem o perfil adequado para lhe ajudar profissionalmente. Mas não convide e fique mudo! Interaja com estas pessoas, converse, envie artigos ou mensagens que tenham alguma relação com o trabalho (nada de florzinhas e coraçõezinhos, por favor).

3 – Compartilhe vagas de emprego. Você viu uma oportunidade que não lhe interessou, mas pode ser útil para outra pessoa? Compartilhe, divulgue pois isso vai ajudar as pessoas a se lembrarem de você também. “É dando que se recebe.” (S. Francisco)

4 – Convide para um café, um curso, uma palestra…..esteja na vitrine mas sempre reforçando sua imagem positiva, contribuindo de alguma forma.

Outra dica muito importante é entender que a rede de contatos deve ser alimentada sempre – e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Afinal quem lembra dos amigos só para pedir ajuda certamente perde pontos e amizades.

SAIBA MAIS:

  • Como Espantar Um Cliente Em Três Lições
  • Por Que Eu Deveria Lhe Contratar?
  • Você é um Candidato Tipo Brócolis ou Tipo Calabresa?

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS