Menu

Secretaria de Saúde destina R$ 640 mil para prevenção do Aedes em 29 cidades

05/03/2020 às 19:45
Tempo de leitura
2 min

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou uma resolução que destina R$ 640 mil como recursos complementares para serem destinados à 29 cidades para o controle do Aedes. O valor será transferido em uma única parcela vindo do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e irão variar de acordo com a população de cada município, podendo ser de 20 a 40 mil reais. Os municípios contemplados estão listados, clique aqui para conferir.

O dinheiro destinado às cidades para o controle do Aeges pode ser utilizada para contratação de agentes de controle de endemias, capacitações para profissionais na assistência hospitalar, confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização, e de mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

Para conseguir integrar à lista de municípios que recebem esse recurso financeiro, as cidades devem assinar Termo de Compromisso no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde (SiG-RES).

De janeiro até a última quarta-feira (4), Minas Gerais registrou 20.381 casos prováveis de dengue e um óbito já registrado no município de Medina. Ainda há 10 óbitos em investigação. Já em relação à Febre Chikungunya, foram registrados neste ano 403 notificações. E quanto à Zika, foram registrados 130 casos prováveis, sendo 18 em gestantes, até o momento.

Medidas de Prevenção 

Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:

  1. Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água.
  2. Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  4. Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo.
  5. Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado.
  6. Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia.
  7. Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos.
  8. Realize uma limpeza frequente nas calhas.