30.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 17 agosto 2022

11 benefícios da banana para a saúde baseados em evidências

As bananas são incrivelmente saudáveis, convenientes, deliciosas...

Os 9 principais benefícios da melancia para a saúde

Acredita-se que a melancia tenha sido domesticada...

Os 4 alimentos mais ricos em nutrientes do planeta

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores
Portal Mais MinasAlimentosVocê sabe quais são os benefícios comprovados da acerola?

Você sabe quais são os benefícios comprovados da acerola?

A acerola é uma planta nativa das regiões tropicais do Hemisfério Ocidental. Também é comumente chamada de cereja das Índias Ocidentais, cereja de Barbados ou simplesmente “acerola”. Acredita-se que a planta arbustiva tenha se originado no sul do México e no Caribe.

A acerola produz frutos semelhantes a cerejas, mas não é uma cereja verdadeira. Estas bagas são de sabor agradável e têm sido usadas na medicina moderna e popular. Os usos tradicionais incluem o tratamento de doenças do fígado, diarréia, disenteria, tosse e resfriado.

Recentemente, tem havido interesse em usar o teor de vitamina C da acerola como suplemento. Existem muitas alegações de saúde e bem-estar feitas sobre este suplemento, mas nem todas têm pesquisas para apoiá-las. Por isso, o site Health preparou um artigo especial sobre essa fruta, que em especial é bastante consumida no Brasil, principalmente na forma de suco.

Por que as pessoas comem e toma suco de acerola?

Suco de acerola

A acerola é mais conhecida por ser extremamente rica em vitamina C. Por isso, é frequentemente usada para ajudar ou prevenir resfriados ou gripes. Também é usado como um nutriente antioxidante. Juntamente com a vitamina C, a acerola pode ser tomada para aumentar a imunidade.

Semelhante à hamamélis , a acerola é um adstringente. Isso pode torná-lo útil para tratar manchas na pele, promover a elasticidade da pele e ajudar em problemas digestivos. Pode até ter uso como um enxaguante bucal antimicrobiano.

Outros usos da acerola incluem:

  • antidepressivo
  • antifúngico
  • resistência atlética
  • diarréia
  • disenteria
  • adstringente da pele (creme)

Como é possível consumir a acerola?

Acerolas

Consuma a parte da baga ou fruta da planta acerola por seus benefícios à saúde. Seu sabor tende a ser descrito como doce, perfumado e adstringente. É facilmente comido cru ou cozido em pratos.

A melhor maneira de obter a fruta é cultivar a sua própria por causa da rápida perecibilidade da acerola. Você também pode preservar as acerolas frescas congelando-as assim que as colher.

A fruta é mais comumente encontrada em forma de suplemento. Isso ocorre porque a baga se decompõe dentro de cinco dias após a colheita, perdendo grande parte de sua nutrição. Até os sucos estragam facilmente, a menos que sejam adicionados conservantes. Ainda assim, a melhor maneira de consumir acerola é comendo a fruta. Suplementos não devem ser sua primeira escolha.

Os formulários de suplementos incluem:

  • cápsula
  • mastigável
  • extrato líquido (tintura)
  • em pó

O suplemento em pó é bastante popular. Feito a partir de suco de acerola desidratado e em pó, pode ser misturado em bebidas, smoothies, sucos e muito mais. Você também pode fazer smoothies de suas frutas congeladas.

Não há pesquisas clínicas para apoiar uma dose segura de acerola. É seguro dizer que você pode seguir as diretrizes de suplementação de vitamina C ao tomar acerola em casa. Isso ocorre porque essa vitamina contribui mais para o conteúdo nutricional da acerola.

As recomendações podem variar dependendo do produto de suplemento que você compra. Siga as instruções de dosagem no rótulo se não tiver certeza de quanto tomar.

Benefícios comprovados da acerola

Acerola no pé

Os benefícios para a saúde da acerola se devem principalmente à sua riqueza em vitamina C. Quanto mais a fruta amadurece, mais vitamina C é perdida – e a acerola amadurece muito rapidamente.

Em um estudo de várias frutas contendo vitamina C e suas quantidades relativas, a acerola superou todo o resto, especialmente quando cultivada organicamente. A fruta tem quantidades maiores de vitamina C do que até laranjas e morangos, e só é superada pela rosa mosqueta. A baga também foi considerada uma fonte muito significativa de vitamina A.

A vitamina C é um nutriente necessário e uma vitamina solúvel em água e não é armazenada no corpo, então você precisa tomar uma fonte de vitaminas solúveis em água diariamente. Juntamente com a vitamina A, a vitamina C é um antioxidante conhecido, ajudando a prevenir os danos dos radicais livres e certas doenças. Estudos recentes afirmam que a acerola é bastante rica em antioxidantes.

A vitamina C também constrói colágeno, protege as membranas mucosas e previne o escorbuto. A vitamina C é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, vírus e até câncer. Embora mais pesquisas sejam necessárias, um estudo demonstrou que, em laboratório, as cerejas ricas em antioxidantes e vitamina C tinham a capacidade de ajudar o corpo a interromper o crescimento do câncer de cólon.

De todas as pesquisas sobre acerola, os estudos que se concentram na vitamina C são os mais completos. Isso confirma seu lugar como um suplemento de vitamina C totalmente natural, que pode ser usado para suporte a gripes e resfriados. Quanto aos seus outros benefícios para a saúde, são necessárias mais pesquisas.

A acerola, quando consumida como alimento, também contém boas quantidades dos seguintes nutrientes:

  • cálcio
  • ferro
  • niacina (vitamina B-3)
  • fósforo
  • riboflavina (vitamina B-2)
  • tiamina (vitamina B-1)

A acerola tem efeitos colaterais?

É possível tomar muita acerola. Tal como acontece com um suplemento de vitamina C, se você tomar muito, poderá sofrer distúrbios digestivos. Para evitar problemas ou desconforto, tome doses de miligramas de acerola como faria com qualquer suplemento de vitamina C. Se houver instruções no rótulo do suplemento, siga-as. Tenha em mente que os suplementos não são monitorados quanto à qualidade, pureza, embalagem ou dosagem pela Food and Drug Administration. Sempre escolha suplementos de um fabricante respeitável.

Não tome grandes doses de nenhum produto de vitamina C e diminua gradualmente a quantidade se já estiver tomando grandes doses. O escorbuto de rebote pode acontecer quando o corpo se acostumou a uma dosagem maior.

Se você tomar muito, você pode experimentar:

  • diarréia
  • cólicas digestivas
  • tontura ou desmaio
  • aparência corada
  • micção frequente
  • dor de cabeça (incluindo enxaqueca)
  • náusea
  • vômito

Esses sintomas tendem a não precisar de atenção médica e são relativamente incomuns ou raros. Simplesmente diminua sua dosagem, e eles provavelmente irão embora. Contacte o seu médico se tiver dúvidas.

Quantidades muito altas de acerola por um longo período de tempo podem causar pedras nos rins . Entre em contato com o seu médico imediatamente se sentir dor lateral ou lombar, o que pode ser um sintoma.

Se você cultiva uma planta de acerola, houve relatos de dermatite de contato durante a colheita. Caso contrário, a baga não é tóxica e segura para consumir.

Conclusão

A acerola é usada como remédio caseiro para uma variedade de doenças. Pesquisas que o apoiam como fonte de vitamina C e suplemento natural são fortes. A acerola também contém outras vitaminas e minerais importantes e é uma fonte significativa de antioxidantes.

Consumi-la como alimento ou suplemento pode ajudá-lo a atender às suas necessidades de vitamina C. Também pode ser de grande ajuda durante a temporada de gripes e resfriados. Quanto aos seus outros benefícios alegados – auxílio digestivo, antidepressivo e resistência atlética, por exemplo – ainda não há pesquisas disponíveis, e são necessários mais estudos para apoiar esses usos.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: