Menu

Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, é rica em gastronomia e em passeios turísticos

27/10/2022 às 16:32
Tempo de leitura
5 min
Tiradentes - Foto: biblioteca de imagens do Canva
Tiradentes - Foto: biblioteca de imagens do Canva

Você, com toda a certeza, já ouviu falar em Tiradentes, uma das cidades mais belas do estado de Minas Gerais. Quem conhece, fica totalmente harmonizado diante das sensações e dos prazeres que a cidade introduz. Fundada no ano de 1718, sendo um vilarejo desmembrado da vila São João Del Rei, remete estruturas do barroco mineiro. O munícipio passou a ser chamado de Tiradentes devido a Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes mais importantes no processo da Inconfidência Mineira. Repleta de pousadas, passeios turísticos e diversos restaurantes, o ambiente é de paz, a energia alegre que se passa nos dias é algo que surpreende a qualquer um, uma viagem no tempo é garantida.

O arcabouço mineiro é algo que não se mede, cheio de histórias no que se refere às culinária e às vistas de serras maravilhosas, Tiradentes, não poderia ser diferente. Sabe aquela sensação gostosa de estar dentro de um filme, se torna comum ao andar pela cidade. Perante ás lindas estruturas barrocas que se vê em todos os locais e diante da serra, que se parece com uma parede gigante construída à mão pela natureza, os olhares se caem dentro de um perspectiva subjetiva do espaço e do tempo. A reflexão e a emoção se misturam em um só significado que traduz a beleza em palavras sem fim. Os passeios de várias formas são atrações que empolgam as pessoas que vão ate lá, em especial nas trilhas. Doces, comidas típicas mineiras, queijos e a famosa cachaça são marcas registradas da cidade, deixam os turistas perdidos em tanto sabor, não há como passar os dias por lá sem levar alguma especiaria para casa depois de um belo passeio.

Balões em forma de coração sobrevoando a cidade de Tiradentes após casamento – Vídeo: Mais Minas

Além disso, a cidade também é repleta de eventos clássicos e músicas ao vivo no decorrer dos bares e dos restaurantes, o som se harmoniza no ar. Casamentos nas lindas igrejas barrocas e nas lindas pousadas são garantidos, a possibilidade de se encontrar mais de um casamento acontecendo na cidade em tal dia de passeio , é real. Turistas de vários lugares do Brasil são comumente encontrados, um ótimo local para criar novas amizades e também aprender sobre outras culturas. A cidade também fica próxima a Bichinho, onde existe a famosa atração da linda Casa Torta.

Conheça o Restaurante Padre Toledo, o mais antigo e tradicional de Tiradentes

Imagem direito Padre Toledo Restaurante

Um restaurante belo de significado e de honra, o famoso Restaurante Padre Toledo se situa em uma mais belas ruas de Tiradentes, a Rua Direita, em um casarão de 1722 onde se passa um ambiente tranquilo e de muitas histórias. Fundando no ano de 1970, por Dona Josefina, o restaurante tem como sua marca as traduções de pratos mineiros carregados de um paladar que aguça a memória e os sentidos. Nesse aspecto, se inclui receitas originais cujo objetivo do chef e da organização é sempre oferecer a excelência da qualidade, além de ótimas bebidas também, em principal vinhos e drinks à moda da casa. O casarão também conta com uma linda pousada que agrega valores excelentes de atendimento e um ambiente com perfeita acomodação. Os pratos são de dar água na boca, deliciosos de ver e de comer. Por isso, é um restaurante conhecido e renomado, de modo que já participou de diversos eventos culturais e culinários.

Visite ao site: https://www.padretoledo.com.br/

Instagram @restaurantepadretoledo

Conheça o grupo HleraOffRoad, um belo passeio de motorizados nas matas e trilhas de Tiradentes

” A Diversão Começa aqui, onde o asfalto termina “

Em entrevista concedida ao Mais Minas, Douglas, fundados do HleraOffRoad, ressaltou que o intuito do passeio é conhecer o parque ecológico, contemplar a reserva ambiental de Tiradentes e repassar a história do município por meio das trilhas. Diante disso, o passeio agrega lindas paisagens e uma experiência única, a diversão e o conhecimento se juntam em adrenalina e ritmo de história no decorrer dos caminhos em que os veículos passam por uma média de um hora e meia.

Você sabia que em Tiradentes existe o maior parque de libélulas do país?

Em Tiradentes há uma espécie de libélula que se chama macuá, que somente existe lá. Os passeios contemplam esse lindo show de espécie que reflete uma beleza natural e excêntrica. Ao longo do caminho um pouco da história é contada ao passar pela Cava dos Escravos, desembocando no município de Bichinho para conhecer os artesanatos do munícipio e famosa Casa Torta, cartão postal da região. A história se une no aspecto de trilha por Tiradentes, um passeio digno de respeito que não pode faltar na lista de uma viagem a esse bela obra em formato de cidade de Minas Gerais.

Acesse ao Instagram para informações de agendamento: @Hleraoffroad