Você sabia? Primeiro marianense a jogar no Cruzeiro esteve na campanha do título brasileiro de 1966

Você sabia? Primeiro marianense a jogar no Cruzeiro esteve na campanha do título brasileiro de 1966

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Na goleada diante do Pouso Alegre no domingo, 13 de março, por 5 a 1, o atacante de apenas 18 anos, Jhosefer, entrou no lugar de Daniel aos 15 minutos do segundo tempo, quando a partida ainda estava 3 a 1, e fez sua estreia como jogador profissional do Cruzeiro. Ao final da partida, o jovem expressou toda sua felicidade pela oportunidade de entrar em campo, em entrevista ao O Tempo, e fez questão de falar de onde veio: Mariana, Minas Gerais.

“Primeiramente, agradecer a Deus por esse momento maravilhoso que estou vivendo. Agradecer a Deus por essa oportunidade que o Cruzeiro está me dando, de estrear com apenas 18 anos, muito jovem ainda. Tenho muito que viver nessa vida futebolística ainda, que é muito massa. Sou natural de Mariana, Minas Gerais. Valeu! Cheguei ao Cruzeiro com 10 anos, em 2014. Daqui um mês, vai completar oito anos que estou vestindo esse mando sagrado”, disse Jhosefer ao final da partida.

A estreia do jovem foi muito comemorada por grande parte da população marianenses nas redes sociais, que escreveu várias mensagens desejando sucesso ao jogador. Mas a relação entre Cruzeiro e Mariana não é algo novo. Além do atual prefeito interino da cidade, Juliano Duarte (Cidadania), ser apaixonado pelo clube celeste, a Raposa e a Primaz de Minas possuem uma ligação que ultrapassa décadas.

O primeiro jogador de Mariana a atuar como profissional do Cruzeiro foi William José Assis Silva. Nascido no dia 25 de junho de 1933, o marianense foi um zagueiro marcante na história do clube estrelado e no futebol mineiro como um todo.

Antes do Cruzeiro, William começou a sua carreira no Atlético, em 1954. Passou 10 anos no clube alvinegro, conquistando cinco estaduais (1955, 1956, 1958, 1962 e 1963) e uma Copa Belo Horizonte (1959) , sendo um dos atletas que mais vestiu a camisa preta e branca.

Ainda no Atlético, William foi convocado para a Seleção Brasileira para disputar o Campeonato Sul-Americano de 1963. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, se sagrou campeão da competição. Ele também foi titular da Seleção Mineira que se sagrou campeã brasileira de seleções no mesmo ano, que, na decisão, bateu a antiga Guanabara por 1 a 0 em Belo Horizonte e 2 a 1 no Maracanã.

O jogador marianense ainda passou pelo América do Rio de Janeiro antes de assinar com o Cruzeiro, onde fez dupla de zaga com Procópio Cardozo e venceu a Taça Brasil (hoje chamado de Campeonato Brasileiro) sobre o Santos em pleno Pacaembu.

A relação entre William e Procópio Cardozo não se limitava apenas dentro das quatro linhas. A irmã do “gaveteiro” se casou com o companheiro de zaga e o jogador de Mariana foi padrinho do casamento.

William encerrou sua carreira no Vila Nova, de Nova Lima, e atualmente está aposentado, morando em Belo Horizonte ao lado dos filhos e netos.

Campeão da Taça Brasil de 1966, conheça o primeiro marianense a jogar no Cruzeiro
Foto: O Cruzeiro / Acervo EM

Outro marianense no Cruzeiro

Outro jogador natural de Mariana a vestir a camisa azul celeste foi Wendel, que atuava de volante e zagueiro. Ele foi lançado pela base do Cruzeiro, chegando à Toca da Raposa aos 12 anos de idade, estreou no profissional em 2000 e estava no plantel campeão da Tríplice Coroa, em 2003.

Wendel foi emprestado duas vezes durante seu tempo no Cruzeiro: Nacional da Madeira, de Portugal, em 2005, e Santos no mesmo ano, onde ficou até 2006. Ele ainda acumula passagens pelo Bordeaux (França), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Al-Shabab (Emirados Árabes), Vasco, Sport, Goiás, Ponte Preta e Náutico. Em 2004, o marianense chegou a ser convocado para a Seleção Olímpica.

Campeão da Taça Brasil de 1966, conheça o primeiro marianense a jogar no Cruzeiro
Foto: Instagram/Wendel Silva

Pelo Cruzeiro, Wendel conquistou duas Copas do Brasil (2000 e 2003), duas Copa Sul-Minas (2001 e 2002), dois Campeonatos Mineiros (2003 e 2004) e um Campeonato Brasileiro (2003).

No Santos, Wendel conquistou o Campeonato Paulista de 2006. No Bordeaux, foi campeão da Copa da Liga Francesa (2006-07 e 2008-09), Supercopa da França (2008 e 2009) e Ligue 1 (2008-09).

Vestindo a camisa do Al-Shabab, levantou o caneco do Campeonato Saudita (2011-12). No Sport, conquistou a Copa do Nordeste (2014) e o Campeonato Pernambucano (2014).

Pelo Goiás, o jogador de Mariana foi campeão goiano (2016) e pelo Náutico, foi campeão pernambucano (2018). Atualmente, Wendel é treinador da categoria Sub-14 do Cruzeiro.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS