Marcelo Barros, Diretor de Operações da Vale, divulgou um vídeo nas redes sociais oficiais da empresa fazendo um panorama sobre as informações referentes à barragem da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais.
No vídeo, Marcelo afirma que há possibilidade que o Talude da mina deslize para a cava da mina, não atingindo assim, a barragem de rejeitos.
Segundo informações da Agência Nacional de Mineração (ANM), o maior deslocamento registrado ocorreu nesta terça (28).
A movimentação foi de 23,9 cm.
Na última segunda-feira (27), a movimentação do talude era de 21,8 cm.
Entretanto, mesmo com o talude, provavelmente, não atingindo a barragem, o nível de risco de rompimento da estrutura, nomeada Sul Superior, continua no 3.
De acordo com a Vale, o risco de nível 3 indica rompimento iminente.
Ainda de acordo com a nota da empresa mineradora, as obras no Talude foram suspensas, pelo risco aos trabalhadores.
Já as obras de contenção, para caso a barragem se rompa, continuam.
Veja o vídeo do Diretor de Operações da Vale: https://www.youtube.com/watch?v=3BMPnEF3suI&feature=youtu.be Obras e prevenções pela Vale Em nota, a mineradora afirmou que está fazendo obras de contenção caso a barragem venha a se romper.
Veja um trecho da nota: “A maior das obras é a construção de uma espécie de bacia que, no caso extremo de rompimento da barragem, ajudaria a reter parte dos rejeitos de minério.
Além disso, estão sendo colocadas telas e blocos de granito para diminuir a velocidade do rejeito” De acordo com a vale, os moradores das áreas de Autossalvamento já foram todos realocados.
Mais de 3 mil animais também foram evadidos dos locais de risco.
Ainda segundo a empresa, diversas peças de Arte Sacra,que estavam em zonas de risco, foram realocadas.
A vida em Barão Moradores de Barão de Cocais ficaram apreensivos com as notícias que a barragem da cidade poderia se romper.
De acordo com uma das moradoras “Estamos vivendo em um clima de morte”.
O prefeito da cidade Décio Geraldo dos Santos (PV), chegou a ajoelhar em uma sessão da câmara dos vereadores.
Décio pediu ajuda para a cidade de Barão de Cocais: “seu povo está precisando de ajuda, o povo de Barão está morrendo das várias formas possíveis.” Movimentação do talude O Talude da mina de Gongo Soco em Barão de Cocais vem movimentando cada vez mais.
Antes a estrutura se movia de 3 a 4 cm por dia, depois, na última quinta-feira (23), a movimentação subiu para 5 a 10 cm diários.
Agora, o talude já se movimenta mais de 20cm por dia.