Menu

Agenda cultural: Toni Garrido e Paulinho Moska em Ouro Preto

09/08/2022 às 21:12
Tempo de leitura
4 min
Toni Garrido - Foto: reprodução/redes sociais do artista
Toni Garrido - Foto: reprodução/redes sociais do artista

Nos próximos dias 17 e 24 Ouro Preto recebe artistas renomados no Museu Boulieu. A instituição novamente abre as suas portas oferecendo uma programação cultural intensa. Desta vez, Toni Garrido e Paulinho Moska embarcam nos “Caminhos da Fé” e nos levam em uma viagem pela cultura no programa “Sílabas e Sons”. Dia 17, Paulinho Moska apresenta “Os Violões Fênix do Museu Nacional” e, dia 24, o multiartista Toni Garrido nos presenteia com seus grandes sucessos e relembra da sua trajetória.

Os ingressos para os eventos culturais são trocados na bilheteria do Museu por 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho, sempre a partir dos sábados que antecedem as produções. Todas as doações arrecadadas são encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Preto. 

Localizado no principal acesso ao centro da cidade mineira, ocupando as instalações do antigo Asilo São Vicente de Paulo, o Museu Boulieu acolhe a coleção do casal que dá nome à instituição. Com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e projeto de restauração e expografia assinados pelo Instituto Pedra, o novo espaço contribui para reafirmar Ouro Preto como o epicentro da arte barroca brasileira, sugerindo novas perspectivas e novos contextos ao movimento artístico.

O museu assume a função pública de preservar, investigar e expor a coleção doada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu, que reúne principalmente obras de origem asiática e latino-americana, principalmente do período barroco. “O Museu Boulieu se pauta pelos encontros, desde o encontro do casal, aos diversos encontros que foram acarretados pelas grandes navegações europeias. Daí, a propagação da fé e dos impérios, o sincretismo religioso e as diversas culturas apontam caminhos e olhares”, destaca Luiz Fernando de Almeida, Diretor Presidente do Instituto Pedra.

Paulinho Moska

Paulinho Moska
Paulinho Moska – Foto: reprodução/redes sociais do artista

O músico, poeta e de vez em quando filósofo Paulinho Moska é um artista brasileiro com peculiaridades vocais. Seu timbre único e sua forma controversa, entre o ateísmo e fé utópica de ver a vida foram combustíveis para composições como “A Idade do Céu”, “O Último Dia”, “A Seta e o Alvo”, entre outras.

O carioca que foi criado em uma das casas de shows mais badaladas da noite boêmia do Rio de Janeiro teve contato muito cedo com artistas de renome como Caetano Veloso, Gal Costa e Hermeto Pascoal, que se apresentavam com frequência no local onde seu pai foi diretor.

As canções “Pensando em Você” e “Namora Comigo” escancaram o lado romântico de Moska, que também ficou conhecido por apresentar o programa “Zumbido”, transmitido pelo Canal Brasil. Sem plateia e com conversas intercaladas com músicas, o artista teve a oportunidade de interpretar diversas pérolas da música brasileira, ao lado de grandes nomes, entre eles Seu Jorge, Samuel Rosa, Vander Lee, Djavan e Lenine.

Toni Garrido

Com 28 anos de Cidade Negra. Toni Garrido é um cantor, ator e apresentador que embalou muitas histórias de vida. Sua carreira artística começou aos 15 anos de idade, época em que ele não sabia ao certo que caminho seguir nas artes, porém já estudava música e teatro para se aperfeiçoar.   O talento de Garrido associado a banda de reggae deu química! Juntos emplacar muitos sucessos na década de 90, entre eles se destacam "Girassol", "Onde Você Mora?", "Pensamento", "O Erê", "Querem Meu Sangue", "A Estrada", "Firmamento", "A Sombra da Maldade", entre outros.   Em maio deste ano (2022) o multiartista substituiu Michel Teló no programa The Voice Kids, transmitido pela Globo. Fora da música também fez história no cinema. Em 1999 protagonizou o filme "Orfeu", ao lado de Patrícia França (seu par romântico no longa).
Toni Garrido – Foto: redes sociais do artista

Com 28 anos de Cidade Negra, Toni Garrido é um cantor, ator e apresentador que embalou muitas histórias de vida. Sua carreira artística começou aos 15 anos de idade, época em que ele não sabia ao certo que caminho seguir nas artes, porém já estudava música e teatro para se aperfeiçoar.

O talento de Garrido associado a banda de reggae deu química! Juntos emplacaram muitos sucessos na década de 90, entre eles se destacam “Girassol”, “Onde Você Mora?”, “Pensamento”, “O Erê”, “Querem Meu Sangue”, “A Estrada”, “Firmamento”, “A Sombra da Maldade”, entre outros.

Em maio deste ano (2022) o multiartista substituiu Michel Teló no programa The Voice Kids, transmitido pela Globo. Fora da música também fez história no cinema. Em 1999 protagonizou o filme “Orfeu”, ao lado de Patrícia França (seu par romântico no longa).

* Com informações da Prefeitura de Ouro Preto e do Instituto Cultural Vale