Menu

Alimentação na prevenção das doenças do outono

23/03/2022 às 10:58
Tempo de leitura
2 min

Todos os anos, com a chegada do outono, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias tais como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. 

Os grandes vilões para a saúde respiratória nas estações de baixa temperatura são os vírus, as bactérias e as manifestações alérgicas. 

Apesar de não ser possível prevenir algumas patologias, algumas  medidas simples podem contribuir para evitar ser acometido por doenças respiratórias, tais como: evitar  ambientes fechados ou sem boa ventilação ; lavar as mãos frequentemente; evitar ambientes poluídos; manter uma boa higiene corporal; evitar mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado; lavar os agasalhos e cobertores antes de usar; retirar dos cômodos livros ou almofadas que acumulem poeira, evitar fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça; manter as vacinas em dia; além de manter uma dieta saudável e equilibrada e hidratação adequada.

Uma das principais dicas de alimentação para estações de baixas temperaturas, como o outono, é inserir no cardápio alimentos que possuem alta concentração de vitamina C, visto que, por aumentar nossa imunidade, essa vitamina auxilia na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório. Para tanto, é importante aumentar o consumo de frutas como laranja, limão, goiaba, caqui e maracujá, as quais além de oferecer essa vitamina, são   facilmente encontradas nesta época do ano, o que inclusive, permite a aquisição por preços mais baixos.

Uma alimentação equilibrada é sempre uma aliada na promoção e manutenção da saúde, por isso, quando há a oportunidade de se adquirir os benefícios dos nutrientes tendo menor impacto no orçamento deve-se aproveitar e fazer o melhor uso possível.

Última atualização em 23/03/2022 às 11:18