Após empate em 0 a 0 no tempo normal, Atlético perde nos pênaltis por 4 a 3, e é eliminado da Copa do Brasil 2018.
O jogo
Os times atuaram com:
Chapecoense
Jandrei; Apodi, Rafael Thyere, Douglas, Bruno Pacheco, Amaral, Márcio Araújo, Canteros (Nadson), Guilherme (Luiz Antônio), Wellington Paulista, Arthur (Bruno Silva).
Técnico: Gilson Kleina.
Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Bremer, Fábio Santos, Adilson (Luan), Gustavo Blanco (Elias), Cazares, Otero (Erik), Róger Guedes, Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi.
Primeiro tempo – O primeiro lance de ataque foi do Atlético logo com um minuto de jogo. Cazares tocou para Roger Guedes que chutou, mas a bola bateu na defesa da Chapecoense e, aos nove minutos, a Chape respondeu com bom cruzamento de Wellington Paulista para Arthur Caike, mas o atacante não conseguiu alcançar a bola. E nesses primeiros minutos foi possível perceber que o time de Chapecó adotou uma postura mais defensiva, dando espaço para o Galo, buscando, principalmente, as jogadas de contra ataques, enquanto o Atlético conseguiu ter mais posse de bola, porém, pecando muito na criação e finalização das jogadas.
A partir dos 20 minutos, os principais lances de ambos os times aconteceram em cruzamentos, tanto com bola rolando, quanto em escanteios. Com 23 minutos, Wellington Paulista desviou a bola, após cobrança de escanteio na primeira trave, criando uma boa oportunidade de gol, mas o lateral Apodi não conseguiu tocar na redonda para finalizar. Já aos 29, foi a vez do Galo atacar. Fábio Santos cruzou da esquerda para Otero, que fez o domínio e chutou, porém a bola explodiu na zaga da Chapecoense.
Aos 47 minutos, Wellington Paulista subiu livre e cabeceou firme para o gol, obrigando Victor a fazer uma grande defesa. E esse foi o último lance da primeira etapa que terminou em 0 a 0. Em resumo, apesar da luta dos dois times, não foram criadas muitas chances de perigo nos primeiros 45 minutos e, as principais chances do Galo, surgiram em cruzamentos ou chutes de longa distância, porém sem muito perigo.
Segundo tempo – Para a segunda etapa não houve alterações e os times voltaram com os mesmos 11 que começaram o jogo. Assim, aos 4 minutos, o Atlético quase conseguiu abrir o placar. Róger Guedes dominou na entrada da área e chutou firme, Jandrei espalmou e a zaga da Chape conseguiu completar chutando a bola pra fora. Com 5 minutos, outra chance pro Galo. Cazares cobrou escanteio na primeira trave e Ricardo Oliveira conseguiu desviar a bola, obrigando Jandrei a fazer uma linda defesa. Aos 17 minutos, o técnico Thiago Larghi promoveu a primeira substituição no Atlético, trocando o meia Otero pelo atacante Erik.
Aos 21 minutos, grande chance pra Chapecoense. A defesa atleticana bobeou e Wellington Paulista conseguiu ficar com a bola e disparou em direção ao gol, o atacante chutou rasteiro, a bola passou pelo goleiro Victor, mas Fábio Santos chegou a tempo de fazer o corte, impedindo o primeiro gol da partida. Com 25 minutos, nova substituição no Galo. Elias entrou na vaga de Gustavo Blanco. O Atlético começou a pressionar em busca do gol da classificação e, aos 29 minutos, Róger Guedes tocou para Elias que acionou Ricardo Oliveira em lançamento, porém o goleiro da Chape chegou primeiro na bola para fazer o corte, na sequencia Cazares chutou para outra defesa de Jandrei.
O juiz assinalou 3 minutos de acréscimo e, aos 47, Fábio Santos foi expulso da partida por cometer falta forte em Apodi. O lateral já tinha amarelo e, pela falta, tomou o segundo cartão e, consequentemente, o vermelho. Logo em seguida, a partida acabou, dando tempo apenas para a terceira e última substituição no Atlético. Luan entrou na vaga do volante Adilson, e assim, com o apito final e novo empate em 0 a 0, a decisão da vaga para as quartas de final foi para as cobranças de pênaltis.
Pênaltis – O Atlético começou cobrando com Ricardo Oliveira que chutou no canto, mas o goleiro conseguiu tocar na bola que bateu na trave e saiu. Wellington Paulista abriu as cobranças para a Chape e mandou a bola para o fundo do gol, 1 a 0 para a Chapecoense.
Já na segunda cobrança, Luan marcou para o Galo, assim como Luiz Antonio também conseguiu balançar as redes, 2 a 1 para a Chape.
Na 3ª cobraça, Leonardo Silva fez ótima batida e converteu para o Atlético, porém Nadson também marcou para a Chapecoense, 3 a 2 para a Chape.
Chegamos a 4ª cobrança, Róger Guedes chutou, mas pegou mal na bola que foi para fora, passando por cima do gol defendido Jandrei. Em contraponto, Victor faz sua primeira defesa na decisão, em cobrança feita pelo lateral Bruno Pacheco, e assim, o placar continuou em 3 a 2.
Na quinta e decisiva cobraça, Cazares chutou bem e balançou a rede, mas o zagueiro Rafael Thyere também converteu a cobrança para o time da Chape, ficando assim 4 a 3 para os Catarinenses que, consequentemente, ficaram com a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil 2018.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE (4) 0 x 0 (3) ATLÉTICO
Motivo: Copa do Brasil (Oitavas de final / Volta)
Data: 16/05/2018
Hora: 19h30
Estádio: Arena Condá
Cidade: Chapecó-SC
Público: 8.587
Renda: R$195.620,00
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (CBF/SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo (CBF/SP) e Daniel Luis Marques (CBf/SP)
4º Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Patric, Fábio Santos (Atlético); Wellington Paulista (Chapecoense)
Cartão vermelho: Fábio Santos (Atlético)
Leia também:
- Confira os 23 convocados para defender o Brasil na Copa do Mundo 2018
- Mais uma pra conta!
- E os “milagres” continuam! “São Victor” renova contrato com o Galo