Ultimate magazine theme for WordPress.

Parte do talude da Mina de Gongo Soco se desprende

Os fragmentos do talude da Mina do Gongo Soco que se desprenderam estão acomodados no fundo da cava. Crédito da foto: Reprodução/BNews

A Vale informou na manhã de hoje (31), que fragmentos do talude da cava da Mina de Gongo Soco se desprenderam durante a madrugada. A empresa também informou que a barragem Sul superior não sofreu danos e segue sendo monitorada 24h por dia.

Segundo a mineradora, os blocos que se desprenderam estão acomodados no fundo da cava. Sendo assim, as primeiras avaliações indicaram que o deslizamento do material está acontecendo de forma gradual. Dessa maneira, a empresa espera que a queda do talude aconteça sem maiores consequências.

Ela ainda reiterou que a comunidade de Barão de Cocais está sendo informada sobre toda a situação.

Desespero em Barão de Cocais

A situação na cidade é tão desesperadora que levou o prefeito Décio Geraldo dos Santos (PV), a se ajoelhar para pedir ajuda. O fato aconteceu durante uma reunião com os deputados federais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de Brumadinho.

A movimentação no talude da Mina de Gongo Soco vem aumentando gradativamente nos últimos dias. Antes ela se movia de 3 a 4 cm por dia, agora o número subiu para 5 a 10 cm diários. A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já foi evacuada.

Comentários do Facebook