Menu

Como encontrar motivação para ser fisicamente ativo?

22/06/2022 às 17:36
Tempo de leitura
3 min
Imagem: Canva
Imagem: Canva

Tão importante quanto praticar exercícios físicos é fazer disso uma rotina. No entanto, essa não é uma tarefa fácil.

A fim de evitar o desânimo e frustrações algumas atitudes simples podem ser adotadas, dentre elas:

1) Estabeleça metas

Foque menos na perda de peso, pois este resultado nem sempre será visível rapidamente. Crie objetivos mais fáceis de serem cumpridos a curto prazo, como praticar atividades físicas no mínimo três vezes na semana durante 1 mês, caminhar cada dia por um trajeto diferente, etc.

2) Organize seus horários

Reserve um horário para o treino. Avalie quando o seu tempo é mais livre e qual a melhor forma de utilizá-lo para se exercitar. No entanto, com as diferentes demandas do dia a dia, nem sempre será possível que a prática de exercícios aconteça nos mesmos horários, portanto, caso seja necessário é válido que se divida o tempo de treino ao longo do dia.

3) Escolha a atividade que mais lhe agrada

Existe uma variedade de exercícios, desde as várias opções utilizando equipamentos de academia a danças ao ar livre, e você pode experimentar todas as alternativas necessárias para descobrir o que mais te atrai. Praticar o que se gosta proporciona ainda mais motivação e confiança para praticar o exercício escolhido, facilitando a manutenção da disciplina.

4) Faça treinos variados

Fazer os mesmos exercícios todos os dias pode ser frustrante. Por isso, pratique atividades diversificadas, que lhe permitam sair da sua zona de conforto. Tente mesclar o exercício individual com práticas em grupo ou com amigos, se preferir adapte ao ar livre e sempre tenha uma playlist com músicas que lhe deixam animado.

5) Treine com moderação

Um dos maiores erros que, principalmente, os iniciantes na vida ativa cometem é o excesso. Ter constância é fundamental, mas é de suma importância que não se ultrapasse os limites do seu corpo.

A prática regular de atividade física e uma boa alimentação são os primeiros passos para se conquistar mais saúde. Desse modo, gostar de treinar e realizar atividades diversificadas é essencial para que a motivação seja mantida com o passar do tempo.

É preciso lembrar que leva algum tempo para que um novo comportamento se torne um hábito, porém, uma vez que o hábito for adquirido a prática de atividade física se tornará algo automático e essencial, o que facilitará o processo de busca de saúde para o corpo e para a mente.