Menu

Lembrete para quem quer comer carne amanhã

21/04/2022 às 15:06
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O preparo de uma refeição muitas vezes precisa ser organizado no dia anterior, como por exemplo, quando se planeja preparar um prato que leva carne, visto que seu descongelamento demanda tempo.

Um erro bastante comum é, no momento de pressa, descongelar a carne fora da geladeira, o que não é um processo recomendado, visto que ao deixar o alimento em temperatura ambiente durante muito tempo a parte exterior se aquecerá mais rápido que a interior, favorecendo a proliferação de bactérias, o que acelera a decomposição da carne, fazendo com que ela sofra alterações no sabor e na cor, além de causar perda de nutrientes e possibilitar uma infecção alimentar em quem consumir.

   Existem algumas opções seguras para descongelamento, das quais podemos citar:

Na geladeira: Essa é a forma mais segura de se descongelar carne. Nesse método basta simplesmente depositar os pacotes de carne em um prato, para conter os líquidos que serão liberados,  e alocá-los na parte inferior da geladeira. A temperatura será mantida constante, assim, o processo será mais demorado, dependendo da quantidade e tamanho do corte, no entanto, não ocorrerão alterações de textura ou sabor.

Na água fria: Nesse método a carne deve ser acondicionada em um saco plástico hermeticamente fechado para evitar o contato com a água. Então, deve-se acomodar a carne em um recipiente e cobri-la por completo com água. A água deve ser trocada a cada 30min até que ocorra o descongelamento total. Após descongelada, a carne deve ser preparada imediatamente. Esse método é consideravelmente mais rápido que o descongelamento em geladeira.

No micro-ondas:  Nesse caso não há risco de proliferação de micro-organismos, pois o calor mata as bactérias, no entanto a carne tende a sofrer alterações no sabor, na textura e na cor. O programa de degelo do micro-ondas é uma maneira rápida e segura de descongelar a carne, mas não é tão uniforme quanto os métodos da geladeira ou da água fria, visto que dependendo do tamanho da peça, algumas partes da carne podem ficar cozidas e secas, enquanto outras ainda continuam congeladas. Após usar o micro-ondas para descongelamento, cozinhe a carne imediatamente, pois este método também pode criar as condições ideais para a proliferação de bactérias.

Cada método funcionará de uma forma, dependendo do tempo a que se dispõe pode-se optar por a opção que mais apetecer. O essencial é que se preze sempre pela segurança, para tanto, o ideal é que se planeje com antecedência as próximas refeições para garantir tempo hábil para um preparo seguro nutritiva, sensorial e micro biologicamente.

Dessa forma, o mais recomendado é lembrar-se de descongelar a carne no dia anterior ao preparo, a fim de que se possa realizar o processo dentro da geladeira.