Menu

Sem você eu não vivo!

10/08/2022 às 21:53
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Qual seria o nosso combustível para viver? É fato que oxigênio, água e alimentos são essenciais para a nossa sobrevivência, desse modo, a falta ou escassez destes é uma ameaça direta à nossa vida.

O funcionamento de todas as nossas células depende do oxigênio do ar, portanto, a falta aguda de oxigênio pode matar uma pessoa por asfixia em apenas 4 minutos. O ar, que é composto por uma mistura de gases, deve possuir 21% de oxigênio que é o ideal para a nossa respiração. Respirar um ar com baixa concentração de oxigênio, como no caso de ambientes fechados e mal ventilados, pode produzir sintomas como confusão mental, irritabilidade, fraqueza, náuseas ou vômitos.

O corpo humano adulto tem uma média 50-60% de água, a qual é vital para a circulação e funcionamento de todos os órgãos. Por isso, não conseguimos ficar mais de 3 a 5 dias sem água.

A alimentação é necessária para garantir a energia essencial para o funcionamento das células. A energia obtida pelos alimentos é convertida em glicose, que é o combustível do cérebro. O corpo humano pode ficar até 50 dias sem consumir alimentos, utilizando apenas a gordura estocada.

Em situações extremas nosso corpo consegue se adaptar para permitir nossa sobrevivência, no entanto, é nosso dever fornecer diariamente os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do nosso organismo, sem que haja sobrecargas, para tanto, é imprescindível que cuidemos do meio ambiente, a fim de diminuir a poluição, garantindo ar, água e alimentos de qualidade e assim valorizarmos o precioso bem da vida.