Menu

Como economizar e ter uma alimentação saudável

16/03/2022 às 21:17
Tempo de leitura
3 min

Os gastos com alimentação tendem a ficar cada vez maiores devido ao constante aumento de preço dos alimentos básicos em decorrência de inúmeros fatores. Uma alimentação balanceada é essencial para a promoção e manutenção da saúde física e mental, bem como prevenção de doenças. No entanto, deve-se considerar o mito bastante difundido que alega que a comida saudável tende a ser mais cara.

Para que seja possível economizar com a alimentação e ainda assim alimentar-se com qualidade, é necessário planejar bem as refeições, evitando o desperdício e otimizando o uso dos ingredientes de acordo com a durabilidade. Uma excelente estratégia é optar pela compra de frutas e legumes da estação, pois estes costumam ter um preço mais acessível devido ao fato de serem da safra. O ideal é sempre optar por alimentos in natura e evitar o consumo de ultra processados.

As proteínas são responsáveis pelas estruturas e formação das células, que, por sua vez, são responsáveis por todos os nossos processos vitais, por isso, o consumo desses nutrientes deve ocorrer independente do aumento dos preços das carnes. Para tanto, pode-se lançar mão de alimentos de origem vegetal ricos em proteína, como os feijões, lentilha, soja, grão de bico, ervilha, entre outros. Para garantir a ingestão recomendada de ferro podemos optar por verduras verde escuras, consumidas junto a alimentos ricos em vitamina C para potencializar a absorção desse mineral.

Outra alternativa que pode auxiliar no consumo de alimentos de melhor qualidade nutricional e economicamente mais em conta, é evitar comer fora de casa. Evite condimentos industrializados, alimentos gordurosos, ou ricos em sal e açúcar. Além disso, o consumo de alimentos integrais, são mais indicados, pois conservam melhor a integridade de seus nutrientes, os tornando mais nutritivos. É importante lembrar também, que visto que proporcionam maior saciedade numa menor quantidade de alimento, as opções integrais podem sair ainda mais barato do que as versões comuns. Então, na verdade, a pessoa gastará menos na compra, já que consumirá menor quantidade.

Em determinadas situações é válido que sejam feitas substituições no cardápio diário, o importante mesmo é garantir que as escolhas sejam as mais saudáveis e nutritivas possíveis, de acordo com o orçamento de cada um.

Última atualização em 16/03/2022 às 21:18