27.9 C
Belo Horizonte
terça-feira, 16 agosto 2022

Os benefícios do uso da energia solar em sua casa

Na economia de hoje, a energia solar...

Como fidelizar clientes no marketing digital

Fidelizar clientes custa muito mais barato do...
Portal Mais MinasDicasSinergia para tratar acne através da aromaterapia; veja receita

Sinergia para tratar acne através da aromaterapia; veja receita

É possível tratar a acne com uma poderosa sinergia, por meio da aromaterapia com óleos essenciais.

Hormônios na adolescência, falta de cuidados adequados com a pele ou desequilíbrio hormonal na fase adulta, como ovário policístico, podem ser causas que desencadeiam a acne, que é a combinação de inflamação, seborreia, comedões, pápulas, pústulas, nódulos e cicatrizes. É possível tratar com uma poderosa sinergia, por meio da aromaterapia.

A questão da acne pode afetar a autoestima de uma pessoa. Ela é uma condição crônica que não coloca a vida de ninguém em risco do ponto de vista físico, porém pode afetar o psicológico de quem sofre com as erupções no rosto. Os impactos psicossociais podem ser devastadores com redução da qualidade de vida, diminuição da autoconsciência e auto estima, sentimento de frustração, raiva, estresse, desordem dismórfica corporal, alienação e afastamento social, podendo em casos mais graves gerar transtornos e crises com idéias e pensamentos suicidas.

Quatro fatores contribuem para o aparecimento da acne, são eles: a produção de sebo (seborréia),  a super produção de queratina (hipercornificação), o excesso de células mortas(colonização do duto) e a colonização do ducto folicular (propionibacterium, responsável pela inflamação por acne).

Os sintomas se resolvem espontaneamente, geralmente ao final da adolescência, entretanto adultos podem apresentar a continuidade da acne.

Na linguagem da aromaterapia, além do tratamento físico, os óleos essenciais podem trazer melhora significativa e fortalecimento emocional para quem tem acne. A sinergia, ou seja, a combinação dos óleos, que iremos apresentar neste artigo também trata as emoções que faz parte do conceito de cosméticos psicoaromáticos. Vale ressaltar que os óleos essenciais são as únicas substâncias que além de tratar lesões da pele, trata emoções como ansiedade, falta de amor próprio, que geralmente acomete as pessoas com problema de acne.

O objetivo é controlar o excesso de oleosidade e os poros dilatados,  matar a bactéria que causa a acne, ter ação cicatrizante,  antiinflamatória e anti infecciosa. Existem vários óleos essenciais capazes de auxiliar neste objetivo, que utilizados em conjunto com a máscara secativa para acne podem entregar a solução.

Sinergia com óleos essenciais para tratar acne

Vários óleos essenciais
Vários óleos essenciais. Foto: Canva

Confira os óleos que você vai precisar para criar uma potente sinergia a fim de combater a acne. 

Um frasco de vidro com capacidade para receber 30 ml (preferencialmente escuro para não oxidar os óleos essenciais)

  • 15 ml de óleo vegetal de jojoba
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 3 gotas de óleo de lavanda francesa
  • 1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus

Misture a sinergia e utilize todos os dias pela manhã e pela noite aplicando em todo o rosto. Ela deve ser utilizada por 28 dias e pausada durante sete dias. Caso seja necessário reinicie a aplicação.

Outra sugestão é a continuidade da aplicação do óleo vegetal de jojoba durante os sete dias de pausa do tratamento.  É importante manter uma rotina diária lavando o rosto, em seguida tonificando, antes de aplicar a sinergia.

O que cada óleo dessa combinação traz de positivo para o tratamento da acne

Cada óleo que faz parte da combinação acima possui efeitos específicos. Saiba quais são eles!

Óleo vegetal de jojoba

Limpa, desobstrui os poros profundamente, auxilia na dissolução e eliminação de cravos e espinhas. Com toque seco, ajuda a controlar a produção de oleosidade da pele. 

Óleos essencial de melaleuca 

A ação antiinfecciosa da melaleuca é capaz de matar a bactéria da acne, também tem efeito anti seborréico, anti inflamatório e cicatrizante, por isso não deve ser utilizado sozinho para tratar a acne, pois seca muito a oleosidade, fazendo com que a pele não consiga acompanhar muito bem a cicatrização. Então é importante que nessa sinergia sempre seja utilizado o seu “antagonista” em conjunto, que é o próximo óleo que iremos abordar. 

Óleo essencial de lavanda francesa 

O potente anti-infeccioso óleo de lavanda francesa promove uma regeneração celular na pele, além das ações calmante e tranquilizante. Ações combinadas que impedem a desidratação da pele, resultando em uma cicatrização mais uniforme, tanto na camada mais profunda da pele, como na superfície, evitando manchas e cicatrizes. 

A lavanda francesa também tem seus benefícios para a saúde emocional, sendo um alternativo ansiolítico, calmante, antidepressivo, calmante e estabilizador de humor. 

Óleo essencial de eucalipto globulus

O óleo essencial de eucalipto possui ação adstringente, antinflamatória, anaugésica  e anti seborreica, reduzindo o tamanho das glândulas sebáceas e deixando a pele mais permeável. É também um poderoso clareador de manchas, utilizado, inclusive, no tratamento do melasma. 

Máscara secativa para potencializar a sinergia com óleos essenciais para acne

A máscara de argila verde é excelente para potencializar o tratamento do acne, ela é potente para a absorção do sebo e oleosidade.  O ideal é que ela seja aplicada no rosto uma vez por semana.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: