Menu

Enem: você se lembra de todos os temas do exame, desde sua criação?

01/11/2019 às 22:32
Tempo de leitura
5 min

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM está completando 21 anos em 2019. Criado em 1998 para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil, a prova se tornou, ao longo dos anos, o segundo maior vestibular do mundo que dá acesso à vagas no ensino superior.

Desde a sua criação, o ENEM conta com a temida prova de Redação. No ano de estreia, o tema escolhido pelo Ministério da Educação foi “Viver e Aprender”, inspirado na música “O que é o que é”, de Gonzaguinha.

Mas, você se lembra do tema da redação de todas as provas da redação ao longos desses 20 anos? Dê só uma olhada!

1999 – Cidadania e participação social

2000 – Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001 – Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?

2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003 – A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

2004 – Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005 – O trabalho infantil na realidade brasileira

2006 – O poder de transformação da leitura

2007 – O desafio de se conviver com a diferença

2008 – Como preservar a floresta Amazônica.

2009 – O indivíduo frente à ética nacional. Devido ao vazamento da prova, em 2009, houve dois temas de redação: o da prova cancelada e o da prova refeita. A proposta de redação da prova cancelada foi a “Valorização do idoso”.

2010 – O trabalho na construção da dignidade humana. Os problemas em 2010 foram erros na impressão. Os candidatos que se sentiram lesados refizeram a prova, que teve a proposta de redação “Ajuda humanitária”.

2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil.

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Na segunda aplicação da prova, Caminhos para combater o racismo no Brasil.

2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Para a segunda aplicação, Consequências da busca por padrões de beleza idealizados.

2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Em 2019, a provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para essa prova, o Mais Minas selecionou uma lista com possíveis temas que podem tangenciar a redação do Enem 2019. Confira aqui as apostas de temática.

Como funciona a redação do Enem

O participante será instruído a elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com letra legível, dentro de um tema proposto. O Caderno de Questões traz encartada a Folha de Redação, que é o espaço próprio para transcrição da redação. Você deve transcrever a redação final para a Folha de Redação sem emenda ou rasuras, com caneta preta.

Na redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá́ elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Impropérios, desenhos e afins podem resultar na anulação da redação, assim como partes de texto desconectados com o tema proposto e letra ilegível. O participante também não deve colocar na Folha de Redação nome, assinatura, rubrica ou qualquer forma de identificação no espaço destinado ao texto da redação, sob pena de ter a redação zerada. Além disso, o participante deve apresentar texto acima de sete linhas para não ter a redação automaticamente zerada.

Fique atento ao tempo, pois não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento da Folha de Redação. Mais detalhes sobre a redação podem ser consultados Cartilha do Participante, vale a pena dar uma lida.

Local de Prova

Aplicativo de Celular ENEM 2019 – Crédito da foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Vale lembrar que os portões dos locais das provas se abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias.

O candidato pode consultar o Cartão pela Página do Participante, pelo site ou pelo aplicativo do Enem, que está disponíveis nas plataformas Apple Store e Google Play.

Para visualizar o Cartão, o participante precisa da senha cadastrada na hora da inscrição do Enem 2019. Caso não se recordar da senha, o Inep fez um vídeo que mostra como recuperar a senha.

 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 16/09/2021 às 19:23