Menu

15 videoclipes internacionais que marcaram a década de 2010

12/01/2020 às 20:00
Tempo de leitura
13 min

 

De Justin Bieber a Lady Gaga, da Coréia do Sul aos Estados Unidos, do POP ao K-POP… A música deixou sua marca na década de 2010, seja no POP raiz com suas músicas com letras repetitivas, ao POP nutella, como se encaixa bem a americana Lana Del Rey.

Mesmo com o fim do canal de TV MTV Brasil, ocorrido em 2013, não deixamos de ficar atualizados sobre os videoclipes nacionais e internacionais e a década passada foi o auge. Que o digam Lady Gaga com seu “Telephone” repleto de referências e o Psy que dominou o mundo com sua coreografia viciante de “Gangnam Style”.

Para relembrar, separamos 15 videoclipes que marcaram a década pelas suas qualidades, produções e alcance. Veja:

15 – Justin Bieber: “Baby”

“Baby” faz parte do álbum “My World 2.0”, considerado por muitos como “a segunda parte da estreia de Bieber”. Escrita pelo próprio cantor ao lado de Chris “Tricky” Stewart, Christina Milian, Christopher Bridges e Tarius Nash, a música tem a participação do rapper Ludacris e foi lançada em janeiro de 2010. O clipe foi gravado numa pista de boliche de Los Angeles e entrou para o Guinness Book, com o título de vídeo mais visto da internet de todos os tempos.

YouTube video

14 – Adele: “Rolling in the Deep”

É uma música da cantora britânica Adele. Foi lançada em 29 de novembro de 2010 como o primeiro single do seu segundo álbum “21”. A música foi escrita por Adele e Paul Epworth. O clipe começa em uma sala vazia, onde Adele aparece sentada em uma cadeira e começa a cantar. No decorrer do vídeo são mostradas algumas cenas em que copos com água batem no ritmo e pratos são jogados contra uma tela. Em uma sala, uma dançarina está dançando com um bastão que gira poeira. Em seguida, você vê o baterista na parede. No final do vídeo, fontes de incêndio são acesas sobre um modelo de plástico.

YouTube video

13 – Lana Del Rey: “Born To Die”

Esta é uma canção da cantora norte-americana Lana Del Rey, sendo o terceiro single do seu segundo álbum de estúdio com o mesmo nome, “Born to Die”. A letra foi composta por Lana e Justin Parker.

O clipe começa com Del Rey e modelo Bradley Soileau abraçados tendo como pano de fundo a bandeira dos Estados Unidos. A próxima cena mostra Del Rey saindo de casa para acompanhar o namorado em uma viagem de carro. Antes de partirem, eles mexem e fumam maconha juntos. A relação entre os dois parece instável quando Del Rey é forçada pelo namorado a beijá-lo. Durante a viagem, podem ser vistos cortes intermediários, nos quais os dois saem em um hotel e podem ser vistos deitados juntos na cama. Em um tiro, Soileau agarra o pescoço da namorada enquanto ela dorme. Quando Del Rey quer sair do hotel, a cena termina e uma sequência de acidentes de carro. No primeiro plano de um carro em chamas, Soileau está com Del Rey suja de sangue em seus braços, supostamente morta.

YouTube video

12 – Taylor Swift: “Look What You Made Me Do”

“Look What You Made Me Do” é uma canção da cantora americana Taylor Swift e foi o primeiro lançamento do seu sexto álbum de estúdio, o “Reputation”. O lançamento ocorreu agosto de 2017.

O videoclipe tem quatro minutos e quinze segundos de duração e mostra Swift em muitas situações e papéis diferentes. Todas as cenas podem ser interpretadas como confrontos com pessoas com quem ela compartilhou diferenças de opinião durante sua carreira. Entre outras coisas, uma cena sugere que ela faz uma paródia de Katy Perry imitando-a e segurando um Grammy que Perry nunca foi capaz de conquistar. Ela também ataca Calvin Harris, colocando seu pseudônimo, que ela usa ao escrever a música This Is What You Came For, em uma lápide. Todavia, ela não se posicionou sobre essas e outras cenas sarcásticas e satíricas. O ponto alto do clipe é quando As Taylors Swifts de diversas fases da cantora surgem simultaneamente.

YouTube video

11 – SIA: “The Greatest”

“The Greatest” é uma canção da cantora australiana Sia, composta pela própria juntamente com Blair MacKichan e Greg Kurstin.

No clipe, a dançarina Maddie Ziegler está com outras crianças presa em um ambiente obscuro, e elas começam a dançar numa espécie de busca pela liberdade, eles se divertem, aproveitando a sensação de estarem livres, até que voltam para o ambiente obscuro. A música e o clipe são uma homenagem às vítimas do atentado homofóbico em Orlando, ocorrido em Orlando, em 12 de junho de 2016, onde pelo menos 50 pessoas foram mortas e 53 ficaram gravemente feridas.

YouTube video

10 – Shakira: “Waka Waka (This time for Africa)”

“Waka Waka” foi lançada em 2010 como a música oficial da Copa do Mundo FIFA 2010 e tem a participação da banda sul-africana Freshlyground. A música foi um grande sucesso e tem versões em inglês e espanhol.

O clipe faz uma viagem ao redor do mundo, terminando na África e com muita dança, intercalando com imagens arquivadas de antigos torneios de futebol. Aparecem no clipe o jogadores  Cristiano Ronaldo, Dani Alves, Gerard Piqué, Idriss Carlos Kameni, Lionel Messi e Rafael Márquez.

YouTube video

09 – Rihanna: “We Found Love”

Escrita e produzida pelo DJ Calvin Harris, “We Found Love” faz parte do sexto álbum da cantora, o “Talk That Talk”.

O videoclipe mostra como Rihanna se liberta de um relacionamento com drogas. O boxeador britânico Dudley O’Shaughnessy interpreta seu parceiro. No começo, existem inúmeras cenas de beijo e ambos se divertem em uma pista de skate e em um restaurante de fast food. No decorrer da música, no entanto, o clima muda; o casal usa drogas em alto grau e leva uma vida completamente extravagante, onde o amor se desfaz. Rihanna então deixa seu parceiro.

YouTube video

08 – Coldplay: “Paradise”

Paradise é uma canção da banda britânica Coldplay lançada em setembro de 2011 e escrita por Chris Martin, Brian Eno, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion.

No clipe da música, Chris Martin aparece fantasiado de elefante fugindo de um zoológico em Londres, tentando voltar ao seu país de origem: a Cidade do Cabo, na África do Sul.

YouTube video

07 – Pink: “Try”

“Try” foi escrita por Ben West e Busbee e foi lançada em setembro de 2012. O videoclipe do single foi dirigido por Floria Sigismondi e a coreografia ficou a cargo de Golden Boyz e Sebastien Stella. No vídeo, Pink aparece dançando com o dançarino da Broadway Colt Prattes.

YouTube video

06 – Britney Spears: “Hold It Against Me”

O vídeo começa com uma introdução, na qual a Terra é mostrada sendo atingida por um meteoro. Isso significa o início da carreira de Britney. Enquanto isso, as luzes do estúdio de dança acendem e Britney está dançando com seus dançarinos. Então, Britney, vestida com um vestido branco, está em uma torre de televisão e sobe. Vários televisores reproduzem videoclipes antigos dela, incluindo os clipes de “…Baby One More Time”, “Sometimes”, “Lucky” e “Overprotected”.

No colapso, Spears dispara cor de suas mãos através da torre e luta espetacularmente contra si mesma.Finalmente, há uma cena final de dança e o vídeo termina com um ponto de interrogação.

O vídeo tem um caráter extremamente simbólico. Ele aborda a carreira de Spears desde a estreia até sua rápida ascensão, a profunda queda e seu retorno.

YouTube video

05 – Katy Perry: “Last Friday Night”

Em entrevista à MTV , o diretor Raphaël Fucciolo afirmou que o vídeo de “Last Friday Night” foi inspirado no filme “Sixteen Candles” (1984) e outros trabalhos de John Hughes.

No vídeo, Kathy Beth Terry, com dezesseis anos de idade, usando aparelho ortodôntico e óculos de nerd, acorda na cama com um estranho e com o quarto todo bagunçado; mais tarde, uma amiga dela abre a porta e agradece por organizar a melhor festa de todas. Sem lembrar, Kathy olha as fotos publicadas na internet e começa a se lembrar da festa em que participou na noite anterior: estava fazendo um sudoku quando, irritada pela música alta vinda da festa organizada na casa ao lado, ela sai e vai protestando. A garota que organizou a festa, Rebecca, a arrasta para dentro, e Kathy vislumbra o garoto dos seus sonhos e tenta atrair sua atenção, mas apenas atrai a de um nerd.

A garota a leva para o andar de cima, tira o bigode e os óculos , muda o visual e a roupa dela. Kathy atrai muita atenção dos garotos da festa, enquanto o nerd é alvo de um valentão. Os dois novos amigos competem com o Wii dançando uma música de Just Dance, Kathy vence. Então a festa se muda para o jardim, onde todos estão dançando e o tio Kenny toca saxofone no telhado. Ele segue para o quarto de Kathy, onde o valentão e o nerd colidem com a garota, com a última dando um soco nele. Kathy adormece na cama, com o nerd colocando os óculos. A garota se lembra de tudo horrorizado, mas ao mesmo tempo feliz por ter o menino dos seus sonhos nu em sua cama. De repente, seus pais entram, irritados com a desordem. Kathy tenta explicar, mas os pais não acreditam nela.

Participam do clipe: Katy Perry como Kathy Beth Terry; Darren Criss como Aaron Christopherson; Rebecca Black como A própria; Kevin McHale como Everett McDonald; Isaac, Taylor e Zac Hanson como Hanson;  Kenny G como tio Kenny; Corey Feldman como Kirk Terry e Debbie Gibson como Tiffany Terry.

YouTube video

04 – Psy: “Gangnam Style”

A música é concebida como uma paródia. Como resultado, o Gangnam Style descreve o estilo de vida luxuoso associado ao distrito de Gangnam, na capital sul-coreana de Seul. Psy caricata os estilos de inúmeras pessoas para imitar esse estilo de vida, principalmente na vida noturna.

No clipe aparecem Hyuna, cantora pop e membro do grupo feminino 4minute; Daesung e Seungri, embro e ex-membro da banda de K-pop Big Bang; Yoo Jae-seok, apresentador de TV e comediante e Noh Hong-chul, ator e empresário sul-coreano.

YouTube video

03 – Justin Timberlake: “Mirrors”

Com duração de de pouco mais de oito minutos, o videoclipe mostra alternadamente cenas de três estágios diferentes da vida de um casal: conhecendo-se e o primeiro amor na adolescência na década de 1950, o difícil início do casamento com uma gravidez na década de 1970 e a velhice.

Inicialmente, uma mulher idosa de sua juventude como ela conheceu seu marido e eles estão em uma reminiscência de negócios prazo namoro para uma data. Na década de 1970, ambos são mostrados em uma cama, com o rosto cheio de rímel; está implícito que ela está grávida pela primeira vez. A mulher mais velha se lembra dessas cenas quando é mostrada dançando com o marido (na verdade falecido) várias vezes antes de finalmente guardar seus pertences em caixas e sair do apartamento. Enquanto isso, é mostrado como o marido assiste um suposto manequim em um vestido de noiva; isso acaba por ser sua esposa de meia idade. Um livro que estava deitado no chão, na corrida do jovem casal, cai nas mãos da mulher mais velha; depois mostra como o homem de meia idade coloca um anel de casamento na esposa. Logo depois, o anel é mostrado na mão da mulher mais velha quando ela o tira e o solta, e o próprio Timberlake o pega.

Timberlake dança e canta em um armário de espelhos e mais tarde é acompanhado por dois dançarinos. Finalmente, sugere-se que ambos estejam diante de um espelho e estejam se movendo de forma síncrona.

YouTube video

02 – BTS: “Not Today”

O videoclipe de “Not Today” foi lançado em 20 de fevereiro de 2017 e conquistou quase 11 milhões de visualizações em 24 horas, tornando-se o terceiro vídeo de K-POP mais visto do ano. No clipe, os meninos do BTS lideram uma multidão de dançarinos ninjas vestidos de preto, tirando suas roupas como se protestassem, colocando-se em formações militares. As cenas de dança, coreografadas por Keone Madrid, são intercaladas com outras nas quais os membros do BTS são perseguidos e atingidos por disparos de armas de fogo.

YouTube video

01 – Lady Gaga: “Telephone”

O vídeo dura mais de 9 minutos e começa onde “Paparazzi ” terminou, com Gaga sendo presa por envenenar o namorado. Ela é conduzida até uma cela por duas carcereiras. Gaga é então jogada dentro de uma cela e despida à força. Uma das carcereiras diz: “Eu disse que ela não tinha pênis.” A outra responde: “Sinto muito”. A fala é uma resposta a rumores de que Gaga é hermafrodita.

Por três minutos, a vida de Gaga na prisão é mostrada, o que inclui uma caminhada no pátio interno. Na cena, os olhos de Gaga são feitos de óculos feitos com resíduos de cigarros em chamas. No fundo, a música “Paper Gangsta” é ouvida – o primeiro single da cantora do álbum “The Fame”.

Na cena seguinte, as mulheres brigam dentro da prisão. A irmã mais nova de Gaga, Natalie Germanotta, também participou da cena. Então, Gaga atende a ligação e a música começa. Quando a batida soa, Gaga e seus dançarinos-presidiários dançam.

As duas vão a um restaurante perto de uma estrada no oeste, onde Beyoncé está vestida com uma roupa de látex e um chapéu de cowboy amarelo. Ela encontra seu namorado rude, que não hesita em flertar com outras jovens. Ela então começa a matá-lo derramando líquido envenenado em seu café. Lady Gaga, por sua vez, cozinha e despeja venenos nas refeições do restaurante, onde todos comem e morrem.

YouTube video

Veja também: Por que cantoras estão gravando músicas enaltecendo a maconha no Brasil?