Menu

Atlético busca manter hegemonia de seis anos no “Clássico das Multidões” neste sábado

O Galo não perde para o Coelho desde a final do Campeonato Mineiro de 2016.
11/02/2022 às 07:18
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

América e Atlético fazem o “Clássico das Multidões” na tarde de sábado, 12 de fevereiro, às 16h30, na Arena Independência, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. As duas equipes têm 10 pontos, portanto, quem vencer poderá se afastar na tabela de classificação, implantando uma diferença de três pontos.

Os dois times chegam para o clássico em momentos distintos. O América vem de vitória no meio de semana contra o Pouso Alegre fora de casa e é o quarto colocado do campeonato. Por outro lado, o Atlético vem de derrota por 1 a 0 para a URT, em Patos de Minas, quebrando uma invencibilidade de seis jogos e perdendo a liderança do Estadual para o Cruzeiro.

Notícia boa para o torcedor do Atlético é que os jogadores titulares voltam a campo para o clássico. Após jogar com um time inteiramente reserva no meio de semana, o Galo terá à disposição praticamente todos os seus principais atletas. O treinador alvinegro, Antonio “El Turco” Mohamed, disse em entrevista coletiva que o confronto contra o América marca, de vez, o início da temporada atleticana, abandonando o clima de preparação, pensando, inclusive, na Supercopa contra o Flamengo no dia 20.

O “Clássico das Multidões” terá transmissão do canal pay per view Premiere.

Provável escalação do América: Jori; Patric, Conti, Iago Maidana e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Everaldo, Felipe Azevedo e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos.

Provável escalação do Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín (Réver) e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Nacho Fernández, Savarino e Hulk.
Técnico: Antonio Mohamed.

Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Pablo Almeida da Costa
Quarto árbitro: João Luiz Gomes Neto
Inspetor: Márcio Eustáquio Sousa Santiago

Retrospecto

O “Clássico das Multidões” é um confronto centenário. O primeiro duelo entre as duas equipes terminou em vitória alvinegra, pelo placar mínimo, no dia 27 de julho de 1913, em amistoso disputado no campo Prado Mineiro, em Belo Horizonte.

A última vez que América e Atlético se enfrentaram foi no ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, também vencido pelo Alvinegro, pelo placar mínimo.

No total, foram 415 jogos, com 207 vitórias atleticanas, 104 americanas e 104 empates. O Atlético marcou 724 gols na história do confronto e sofreu 508 tentos.

A maior goleada do Atlético sobre o América foi no dia 11 de setembro de 1938, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, no estádio Antônio Carlos. Na oportunidade, o Galo fez um placar de 6 a 1.

Pelo outro lado, a maior goleada do América sobre o Atlético foi no dia 15 de maio de 1952, em amistoso na capital minera, com um placar de 7 a 2.

O Galo não sabe o que é perder para o Coelho desde maio de 2016, quando perdeu para o América por 2 a 1, na final do Estadual, se sagrando campeão mineiro. De lá para cá, foram 13 vitórias alvinegras e cinco empates.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:19