Menu

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético

O Mais Minas separou uma lista das grandes promessas do clube, que poderão se destacar no futebol brasileiro ou até internacional.
12/11/2021 às 15:15
Tempo de leitura
7 min
Foto: Bruno Sousa / Atlético
Foto: Bruno Sousa / Atlético

Atravessando por um momento histórico, o Atlético está muito perto de se tornar campeão brasileiro após 50 anos e está na final da Copa do Brasil. Além de tudo isso, neste ano, o Galo já conquistou o Campeonato Mineiro pela segunda vez seguida. Todos esses feitos partem pelo fato do time alvinegro ter um elenco muito forte, com astros internacionais, como Hulk e Diego Costa.

Mas a situação financeira do Atlético não é das melhores. O clube tem uma dívida total bilionária e procura formas de arrecadação, além da bilheteria e sócio-torcedor. Atualmente, o que gera mais dinheiro para um clube brasileiro é venda de jogador, principalmente daqueles que são formados nas categorias de base. Mas, para além da venda, formar um atleta de destaque também qualifica o elenco. O Galo tem o histórico de ter grandes jogadores nas suas categorias de base, como Jemerson, Bernard, Bremer e Diego Alves.

Pensando nisso, o Mais Minas separou uma lista das grandes promessas do clube, que poderão se destacar no futebol brasileiro ou até internacional. Confira:

Gabriel Santos

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Arquivo Pessoal

O volante é cria da base do São Caetano e atuava pela equipe profissional do clube. Ele marcou o seu primeiro gol pela equipe principal na vitória do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista da Série A-2, contra o São Bento.

Gabriel Santos, de 19 anos, chegou ao Atlético em outubro do ano passado e já fez 33 jogos com a camisa alvinegra, sendo 24 como titular e marcou um gol. Com o volante em campo, o Alvinegro venceu 17 jogos, empatou 10 e perdeu seis. Ele, inclusive, foi campeão brasileiro sub-20 na temporada 2020.

Léo Simoni

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Instagram / Léo Simoni

Campeão brasileiro sub-20 em 2020, da Taça BH sub-17 e do Campeonato Mineiro Juvenil em 2018, Léo Simoni é um dos grandes destaques das categorias e base do Atlético. O zagueiro, de 19 anos, tem 32 jogos com a camisa alvinegra e já marcou três gols. Com ele em campo, o Galo venceu 15 vezes, empatou 11 e perdeu seis partidas. Em 2019, o atleta foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17.

Rubens

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O meia, de 20 anos, fez 31 jogos com a camisa alvinegra e marcou 15 gols. Com ele campo, foram 15 vitórias atleticanas, 10 empates e apenas seis derrotas. Neste ano, ele foi relacionado para quatro partidas do time principal do Galo e esteve em campo na goleada do time sobre o Uberlândia por 4 a 0, pelo Campeonato Mineiro, sua única aparição entre os profissionais.

Rubens conquistou o Campeonato Mineiro Sub-17 em 2017, a Taça BH Sub-17 e o Campeonato Mineiro Sub-17 em 2018, o Campeonato Brasileiro Sub-20 e o Campeonato Mineiro com o time profissional em 2021. Todos os títulos foram conquistados com o Atlético.

Devido ao seu bom rendimento, o Atlético renovou contrato com o jogador até o dia 31 de dezembro de 2023.

Felipe Felício

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Reprodução / Instagram Felipe Felício

Bicampeão mineiro com o time profissional do Atlético, e campeão do Campeonato Mineiro Juvenil em 2018, Felipe Felício é um dos nomes mais badalados das categorias de base do Galo. Ele tem 36 jogos com a camisa alvinegra, sendo 23 como titular, marcou nove gols e deu quatro assistências.

O atacante, de 19 anos, leva a sério o hino do clube, principalmente no trecho “vencer, vencer, vencer”. Felipe Felício tem 19 vitórias com a camisa alvinegra, nove empates e apenas oito derrotas.

Devido ao seu bom desempenho, o Atlético estendeu o vínculo com o jogador até dezembro de 2024. Em 2021, Felipe disputou quatro jogos no Mineiro. Na vitória por 2 a 1 sobre o Tombense, em 4 de março, no estádio Almeidão, foi dele a assistência para Marrony fazer o primeiro gol atleticano.

Em 2019, Felipe Felício foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 em 2019.

Luiz Filipe

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O atacante, de 20 anos, tem 29 jogos com a camisa alvinegra, sendo 27 como titular, marcou 11 gols e deu quatro assistências. Ele foi campeão do Campeonato Brasileiro sub-20, Taça BH sub-17 e Campeonato Mineiro Juvenil em 2018. Todos os títulos foram conquistados com o Atlético.

Luiz Filipe chegou ao Atlético em 2017, para o time juvenil. Ainda em 2021, foi utilizado pelo técnico Cuca em duas rodadas do Brasileirão, contra Ceará e Santos, entrando no segundo tempo. O jogador é considerado como uma jóia do clube, tendo uma multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 309 milhões). Seu agente é Adriano Spadoto, o mesmo que participou da venda de Bernard ao Shakhtar.

Diego Acosta

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Instagram / Diego Acosta

Com passagens pela seleção de base do Paraguai, Diego Acosta é formado no time sub-19 do Libertad, clube onde atuava desde os oito anos de idade. Titular da seleção sub-20, o meia disputou o último mundial sub-17 pelo seu país e chegou até as quartas de final do torneio. 

Pelo Atlético, Acosta fez 26 jogos, sendo apenas oito como titular, e marcou seis gols.

Neto

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Antônio Fialho de Carvalho Neto, também conhecido como Neto, chegou nas categorias de base do Atlético em março de 2015, na categoria Sub-13. Ele fez a sua estreia na categoria sub-20 do Galo em 2019, disputando a Copa São Paulo de 2019. No mesmo ano, o jogador estreou pelo time profissional, sendo titular na derrota para a Tombense pelo Campeonato Mineiro.

Uma curiosidade é que Neto foi o primeiro jogador nascido em 2002 a jogar no futebol profissional do Brasil.

O volante, que também já atuou como lateral-direito, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sub-17, em 2018 e, no ano seguinte, foi convocado para a disputa do Sul-Americano Sub-17.

Pelo Atlético, Neto foi campeão do Campeonato Mineiro Sub-15 em 2017, da Taça BH sub-17 e do Campeonato Mineiro sub-17 de 2018. O volante, inclusive, conquistou o estadual deste ano com o time profissional.

Savinho

De olho! Saiba quem são as grandes promessas da base do Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Savinho é a promessa mais badalada do Atlético nos últimos tempos. Logo aos 16 anos de idade foi incluído ao elenco principal do Galo, comandado pelo então técnico do Galo Jorge Sampaoli. O renomado jornal inglês “The Guardian” colocou o jogador na lista dos jovens mais talentosos do mundo.

O atacante tem 54 jogos na carreira, sendo 38 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Ele marcou 12 gols na carreira.

Savinho atua pelo Atlético desde a categoria sub-14. O jogador construiu um histórico vencedor logo nas primeiras competições importantes que foram disputadas. Ele foi campeão mineiro sub-14 em 2018 sub-15 em 2019.

Com o grande desempenho, o atacante foi convocado para a Seleção Brasileira sub-15 para participar de um período de treinos de preparação para o Sul-Americano da categoria. No Sul-Americano sub-15 de 2019, foi titular e destaque na conquista do título pela Seleção Brasileira.

Em 2020, Savinho foi integrado ao time de transição e passou a treinar frequentemente com a equipe profissional, sendo frequentemente relacionado em jogos do Campeonato Mineiro. Mas, a estreia no time principal só aconteceu no Brasileirão do ano passado, em uma vitória contra o Atlético-GO, em Goiânia, o que deu ao a marca de jogador mais jovem a jogar pelo Galo em edições de Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Além de chegar ao time profissional do Galo, Savinho seguiu no radar das seleções de base, e foi convocado para o time sub-16 brasileiro. Desde outubro, o atacante é chamado para a Seleção Brasileira sub-17.

Savinho conquistou com o Atlético: o Campeonato Mineiro sub-14 em 2018 e o sub-15 em 2019, além de dois estaduais com a equipe profissional (2020 e 2021). Pela Seleção Brasileira, o atacante foi campeão Sul-Americano sub-15 em 2019.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:37