Menu

Copa do Mundo: Brasil pode pegar gigantes europeus na fase de grupos; veja potes

Sorteio será realizado na sexta-feira (01)
30/03/2022 às 12:28
Tempo de leitura
3 min
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Está chegando a hora! A Copa do Mundo, maior espetáculo esportivo do planeta se aproxima de sua vigésima segunda edição, que será disputada no Catar. Na próxima sexta-feira (1), a partir das 13h, a FIFA realizará o sorteio da fase de grupos.

Até o momento, 27 das 32 seleções já confirmaram vaga, restando apenas duas lacunas da América do Norte e Central, que devem ser preenchidas por Estados Unidos e México, que jogam nesta quarta-feira (30), e três confrontos de repescagem. Um deles será disputado entre País de Gales e Ucrânia ou Escócia, mas, por conta da guerra no Leste Europeu, o chaveamento está atrasado.

Por fim, restará os embates entre Peru e um representante da Ásia, que será Austrália ou Emirados Árabes Unidos, e o enfrentamento de outro membro da América do Norte e Central e o vencedor da Oceania.

No topo

O Brasil foi uma das primeiras seleções a garantir vaga na Copa do Mundo do Catar e, claro, será uma das cabeças de chave, por conta de boa colocação no ranking da FIFA. O time de Tite, após vencer a Bolívia por 4 a 0 na última terça-feira (29), garantiu a melhor campanha da história das Eliminatórias Sul-Americanas, com 45 pontos conquistados.

Com a presença no pote 1, a Canarinho conseguirá evitar, a princípio, adversários de maior peso na primeira fase. Contudo, a tranquilidade não está garantida, pois existem bons times nos outros blocos, como Alemanha e Holanda. Confira os quatro potes para o sorteio do Mundial:

Pote 1: Catar (anfitrião), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Uruguai, Croácia, México* e Estados Unidos* (a confirmar).

Pote 3: Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Canadá e Senegal.

Pote 4: Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, Tunísia, País de Gales ou Ucrânia/Escócia, Costa Rica ou representante da Oceania e Emirados Árabes/Austrália ou Peru.

O Brasil, na primeira fase, não poderá enfrentar equipes do pote 1 e nem da América do Sul. Contudo, pode entrar no caminho de qualquer outra equipe. O grupo será formado por um membro de cada pote.

Bola definida

Na manhã desta quarta-feira (30), foi divulgada a bola oficial da Copa do Mundo do Catar, chamada ‘Al Rhila’ que, em árabe, significa ‘a jornada’. Feita pela Adidas, patrocinadora oficial da FIFA, a bola é predominantemente branca, mas tem detalhes coloridos, em azul, vermelho e amarelo, e teve seu design inspirado na arquitetura catariana.

Vale ressaltar que ao Mundial de 2022 será disputado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, para ser abrigada no inverno do Catar.

Última atualização em 30/03/2022 às 19:02