Menu

Veja os números dos seis novos reforços do Cruzeiro

O Mais Minas traz para o torcedor o histórico, a fase e os números dos atletas que farão parte do plantel de 2022 na Toca.
10/12/2021 às 16:55
Tempo de leitura
5 min
Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC / Cruzeiro/Divulgação / Vitor Silva/Botafogo / Letícia Martins/EC Vitória / Ivan Storti/Santos FC / Paulo Marcos/Atlético-GO
Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC / Cruzeiro/Divulgação / Vitor Silva/Botafogo / Letícia Martins/EC Vitória / Ivan Storti/Santos FC / Paulo Marcos/Atlético-GO

O Cruzeiro abriu os cofres e anunciou cinco reforços nessa quinta-feira, 9 de dezembro: o atacante Edu (Brusque), os meias Filipe Machado (Grêmio), Pedro Castro (Botafogo) e Fernando Neto (Vitória), além do lateral-direito Pará (Santos). Além desses, na manhã desta sexta-feira, o time mineiro anunciou a contratação do meia João Paulo (Atlético-GO). Para conhecer melhor os novos jogadores da Raposa, o Mais Minas traz para o torcedor o histórico, a fase e os números dos atletas que farão parte do plantel de 2022 na Toca.

Pará

O jogador de 35 anos rescindiu seu contrato com o Santos e estava livre no mercado. Dessa forma, ele chega à Raposa após indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo.  

Em duas passagens pelo Peixe, o lateral conquistou quatro títulos: dois Paulistas (2010 e 2011), uma Copa do Brasil (2010) e uma Libertadores (2011). Foram 292 jogos e três gols marcados pela equipe.

Antes de defender o time paulista, o jogador esteve em campo 217 vezes pelo Flamengo e conquistou o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Pará ainda tem passagens por Grêmio, de 2012 a 2014, quando, inclusive, trabalhou com Luxemburgo. 

Pará iniciou a sua carreira no Santo André, onde fez 14 gols em 142 jogos de 2004 a 2008. O experiente lateral já contabiliza mais de 800 partidas como profissional.

Em 2021, ele fez 41 jogos com a camisa do Santos, marcou um gol e deu uma assistência.

Filipe Machado

O volante Filipe Machado, de 28 anos, retorna ao Cruzeiro após ter uma boa passagem pela Toca da Raposa no primeiro ano celeste na Segundona. O jogador disputou a Série B com o time celeste em 2020, por empréstimo, retornou ao Grêmio e depois ficou sem clube.

Na primeira passagem pelo clube, ele acumulou 37 jogos e marcou dois gols. Neste ano, o volante não teve nenhuma oportunidade com o Grêmio.

Pedro Castro

O volante Pedro Castro, de 28 anos, foi campeão da Série B deste ano com o Botafogo. Ele disputou 38 jogos, sendo 35 deles como titular. Em 2021, ele marcou cinco gols e deu três assistências. O jogador é cria da base do Santos, chegou ao profissional em 2012, foi emprestado ao Espanyol, Paraná, Santa Cruz e Botafogo-PB. Em 2017, o atleta se transferiu para o Tombense, foi emprestado ao Avaí, Sport Recife e o Botafogo.

Fernando Neto

Fernando Neto, de 28 anos, foi revelado pelo Fluminense, em 2012. Dois anos depois, ele teve a primeira experiência internacional ao atuar pelo Paços de Ferreira, de Portugal. Foram apenas 15 jogos na península Ibérica, com um gol marcado.

Após isso, Fernando voltou ao Fluminense ainda em 2014 e no ano seguinte foi emprestado ao Macaé-RJ. Posteriormente, passou por Vila Nova-GO e Santo André. Em 2017, voltou à Europa, onde defendeu o STK Samorin, da Rússia.

Fernando Neto ainda vestiu as camisas do Paraná e do Vitória. Neste ano, ele fez 32 jogos, marcou dois gols, deu uma assistência e foi rebaixado para a Série C com o clube baiano.

João Paulo

João Paulo, de 31 anos, disputou o último Brasileiro da Série A pelo Atlético-GO. O jogador pertence ao Tombense e estava emprestado ao Dragão. O clube ainda não divulgou o tempo de contrato.

O meia tem bons números nos últimos três anos. Pelo Atlético-GO, fez 42 jogos, marcou oito gols e deu cinco assistências. Pela Ponte Preta, em 38 jogos, marcou 10 gols e deu quatro assistências, e pelo Avaí, em 49 jogos, marcou 10 gols e deu duas assistências.

Edu

Dos 44 gols que o Brusque marcou na Série B neste ano, 17 foram de Edu. O camisa 9 foi responsável por mais de 40% dos tentos da equipe de Santa Catarina. O atacante tem passagens pelas bases de Vasco e Botafogo, mas só agora conseguiu se destacar na carreira. Antes do Brusque (clube pelo qual vive a segunda passagem), passou pelos cariocas Boavista, São Gonçalo, Itaboraí, Portuguesa, Nova Iguaçu e Tubarão-SC.

Transfer ban

O Cruzeiro já havia anunciado a contratação do zagueiro Maicon antes de acabar a Série B, mas, mesmo com um pacotão de reforços, o clube ainda não pode registrar nenhum novo jogador no BID da CBF, por conta do transfer ban, referente às dívidas que tem com Defensor, do Uruguai, e Mazatlán , do México que chegam a mais de R$13 milhões referentes às compras dos direitos econômicos de Arrascaeta e Riascos, ambas em 2015.

A diretoria do clube mineiro pretende cumprir a promessa feita à comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo e acertar a situação ainda neste ano. Para isso, o Cruzeiro conta com um grande apoio financeiro de seu principal investidor Pedrinho, dono dos Supermercados BH.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:15