The news is by your side.

Irmã Dulce é canonizada no Vaticano e se torna primeira santa brasileira

Na manhã deste domingo (13), o Papa Francisco canonizou a Irmã Dulce, na Basílica de São Pedro, No Vaticano. Esta é a primeira santa nascida no Brasil.

Maria Rita Lopes, mais conhecida como Irmã Dulce foi proclamada diante de vários bispos, religiosos e missionários brasileiros que participam no Sínodo para a defesa da Amazônia.

Um enorme retrato de Dulce foi exposto em frente à Basílica, junto com os outros quatro nomes santos canonizados na cerimônia deste domingo.

Segundo informações de organizadores da cerimônia, vindos do Vaticano, cerca de 50 mil pessoas se fizeram presente na canonização de Irmã Dulce.

Conhecida agora como Santa “Anjo da Bahia”, nome que era chamada nas ruas de Salvador, tinha o hábito de andar sempre com suas roupas em cores azul e branco. Isto porquê ela atribuía suas vestimentas a dois milagres: ter estancado a hemorragia de uma mulher após um parto e ter devolvido a visão a um homem que era cego há 14 anos.

Irmã Dulce se entregou, praticamente a vida inteira, em prol de um trabalho social em sua cidade natal, Bahia, onde também fundou vários hospitais de caridade e grupos de apoio e assistência social, na qual presidiu até sua morte em 1992. O Anjo da Bahia morreu aos 77 anos.

27 anos depois de sua morte, Irmã Dulce teve a terceira canonização mais rápida da história, atrás apenas de Papa João Paulo II (2014) e de Madre Teresa de Calcutá (2016).