Menu

Manifestação para entrega do relatório da CPI da Saneouro acontece nesta quinta-feira

Haverá uma coletiva de imprensa às 15h na Câmara de Ouro Preto e às 17h ocorrerá uma caminhada da Praça Tiradentes até a Prefeitura Municipal para a entrega do documento elaborado pela CPI da Saneouro.
07/10/2021 às 06:03
Tempo de leitura
2 min
Foto: Comitê Sanitário de Defesa Popular de Ouro Preto, Mariana e região
Foto: Comitê Sanitário de Defesa Popular de Ouro Preto, Mariana e região

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a concessão do saneamento para a Saneouro, em Ouro Preto, se reuniu pela 22ª vez na manhã dessa terça-feira, 5 de outubro, e aprovou o relatório de todo o trabalho de investigação da CPI, que será entregue à Prefeitura Municipal e Ministério Público nesta quinta-feira, 7 de outubro.

Está marcada uma grande manifestação popular, em conjunto com os membros da CPI, para a entrega deste relatório. Haverá uma coletiva de imprensa às 15h na Câmara de Ouro Preto e às 17h ocorrerá uma caminhada da Praça Tiradentes até a Prefeitura Municipal para a entrega do documento elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

A CPI da Saneouro ouviu 16 pessoas envolvidas na concessão, incluindo o ex-prefeito da cidade, Júlio Pimenta. Dentre os principais levantamentos da comissão, destaca-se a falta de uma agência reguladora no momento da criação do edital para a licitação, o não seguimento das recomendações do Tribunal de Contas, que na época da elaboração da concessão dizia ao Município para que adequasse a tabela tarifária de acordo com a capacidade de pagamento dos munícipes, e a questão da tarifa social com apenas 5% de disponibilidade para a população.

Segundo o relator da CPI da Saneouro, vereador Renato Zoroastro (MDB), há questões levantadas no trabalho da comissão, que constam no relatório, que já podem anular o contrato da Prefeitura de Ouro Preto com a Saneouro. Ainda de acordo com o membro do poder Legislativo, os vereadores estarão empenhados em cobrar o prefeito Angelo Oswaldo (PV) para que tire a companhia da cidade.

“Dentro desse relatório, nós pontuamos todos os assuntos que julgamos ser vícios, atos, podemos dizer, até obscuros em alguns momentos em relação à constituição da Comissão de Licitação, trabalhando apenas com pessoas com cargos comissionados e pessoas ligadas”, disse Zoroastro.

O vereador Júlio Gori (PSC) disse ainda na 15ª reunião da CPI da Saneouro, que caso Angelo Oswaldo não tire a empresa da cidade, pedirá o impeachment do prefeito de Ouro Preto.

A entrega do relatório da CPI da Saneouro terá cobertura completa do Mais Minas através do site e das redes sociais — Facebook e Instagram.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:08