Menu

Minas Gerais registra mais de 25 mil casos prováveis de dengue em 2020

11/03/2020 às 10:20
Tempo de leitura
2 min

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), só no ano de 2020, o estado já registrou 25.877 casos prováveis de dengue. Apesar de apenas uma morte ter sido confirmada pela doença, outras 15 estão em investigação.

Além disso, de acordo com o boletim, na última terça-feira (3), o número de casos prováveis era de 20.381 e dez mortes em investigação. Ou seja, em apenas uma semana foi registrado mais de cinco mil casos prováveis e cinco mortes em investigação.

A primeira morte constatada por dengue em 2020, no estado de Minas Gerais, foi de um morador de Medina, localizada no Vale do Jequitinhonha.

Ainda segundo a SES, 45 municípios foram caracterizados com incidência muito alta para dengue e 25 em categoria alta. As regiões com maiores incidências são Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Central e Centro-Oeste.

Clique aqui e confira a Tabela de Casos Prováveis de Dengue por município em 2020 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) (atualizado dia 10 de março)

Medidas de Prevenção 

Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:

  1. Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água
  2. Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios
  4. Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo
  5. Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado
  6. Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia
  7. Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos
  8. Realize uma limpeza frequente nas calhas

Leia também: “Homens têm medo de descobrir doenças”, destaca o coordenador de Saúde do Homem

COMENTÁRIOS