A Controladoria Geral do Município (CTGM) de Itabirito, começou a implantar, nos últimos meses, uma técnica considerada inovadora na região, com o objetivo de fortalecer a prevenção de irregularidades em novos processos licitatórios.
O Analisador de Licitações, Contratos e Editais, ALICE, é uma plataforma movida por tecnologias de inteigência artificial (IA) capaz de realizar uma análise abrangente e automática dos editais de licitação,identificando possíveis inconsistências e irregularidades. Quando a IA detecta potenciais problemas, o sistema emite alertas para a equipe de Subcontroladoria de Auditoria Interna, que realiza a análise preliminar para tomar medidas para a correção da irregularidade.
Leia também: Prefeitura de Itabirito participa de evento sobre cidades inteligentes em Curitiba
A importância da Alice para a rotina da CTGM
Desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2015, a ferramenta é utilizada por mais de 550 instituições das esferas federal, estadual e municipal. Em Itabirito, o sistema proporciona uma maior agilidade nas avaliações, além de ajudar nos acessos à análises textuais automatizadas, além de realizar a integração com banco de dados, otimizando ainda mais os processos.
Para a Subcontroladora de Auditoria, Karina Moura, a ferramenta proporciona uma nova dimensão à capacidade de fiscalização e prevenção.
De acordo com a Controladora Geral do Município, Daniela Orlandi, essa iniciativa tabmém busca um aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos, além de proporcionar maior segurança nas tomadas de decisão da gestão municipal:
Com a utilização da Alice, buscamos mitigar os riscos envolvidos nas contratações públicas e, consequentemente, melhorar a aplicação dos recursos públicos. Isso reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública
Daniela Orlandi, Controladora Geral do Município