A batata (Solanum tuberosum L.) é um dos mais importantes alimentos presentes na dieta humana, tanto pela sua disponibilidade, quanto pelo fato de que quase todo mundo ama batata em todas as formas (frita, assada, cozida, amassada, gratinada, recheada, etc.). Porém, um fato pouco conhecido é que ela possui uma grande quantidade de glicoalcaloides, que são compostos potencialmente tóxicos.
Os principais glicoalcaloides presentes em batatas são a solanina e a chaconina que são compostos tóxicos naturalmente presentes em todas as partes da batata, e podem estar envolvidos no mecanismo de defesa da planta contra ação de insetos e microrganismos. Esses compostos são suspeitos de duas ações tóxicas no organismo humano: uma afetando o sistema nervoso central e outra causando hemorragias do trato gastrointestinal.
Os níveis de glicoalcalóides totais podem variar em decorrência da diferenciação genética da variedade da planta, do tipo e umidade do solo, tratamentos com fertilizantes e pesticidas, poluição do ar e condições de armazenamento. Quando em concentrações elevadas de glicoalcaloides, os tubérculos apresentam um sabor amargo e picante o que os torna inaceitáveis, além disso, a cor se torna esverdeada.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os estudos com glicoalcalóides são insuficientes para se estabelecer uma dose tóxica. No Brasil, existem poucos estudos sobre expressão tóxica desta substância em seres humanos, portanto, são necessários muitos outros estudos para melhores esclarecimentos à população sobre os efeitos dos glicoalcalóides e, principalmente, sobre a quantidade segura de alimento a ser consumida. O que se sabe é que a quantidade utilizada normalmente no Brasil é considerada segura, devendo-se levar em consideração as vantagens nutricionais deste alimento.
É importante que se tenha cuidado com a ideia de que se um alimento é natural ele é 100 % seguro, pois compostos como as toxinas vegetais, que são prejudiciais à saúde, podem ser frequentemente negligenciados. Desse modo, é necessário que haja bastante atenção no momento da escolha dos alimentos para compra, cuidando para que, no caso das batatas, se evite aquelas com partes verdes, para que assim seja possível aproveitar os benefícios do alimento sem correr os riscos de uma intoxicação.