Obras de Drenagem no Morro da Forca tem prazo de 90 dias para conclusão

por Davi Guimarães

No último dia 13 de Março, a empresa responsável pela execução das atividades no Morro da Forca iniciou a fase de mobilização, com a realização das instalações necessárias e realizando a logística dos maquinários ao local.

Obras de Drenagem no Morro da Forca tem prazo de 90 dias para conclusão
Foto: Nenno Viana / PMOP

Após esse período, as obras de drenagem foram iniciadas. Nessa etapa, um sistema completo de drenagem pluvial está sendo executado no topo da encosta, com o objetivo de realizar o escoamento das águas para a Rua Xavier da Veiga (Rua da Biblioteca Pública), onde já existe um sistema robusto capaz de suportar os altos volumes de água.

Essas ações vão evitar que o acúmulo das águas pluviais deixe o terreno instável, devolvendo normalidade ao trânsito e à vida social do município.

Leia também: Ouro Preto: quase 1 ano depois de deslizamento que destruiu casarão, Morro da Forca volta a causar preocupação

Leia também: Terceiro imóvel atingido pelo deslizamento do Morro da Forca desaba durante obras, em Ouro Preto

Morro da Forca

O Morro da Forca é um local histórico da cidade de Ouro Preto, no entanto não faz parte dos roteiros tradicionais de turismo da cidade histórica. O local foi, por muito tempo, um local indicado por moradores aos turistas que desejavam conhecer a cidade.

Desde o desabamento, no dia 13 de janeiro de 2022, foram realizadas várias ações no local com o objetivo de restaurar o espaço. As primeiras medidas adotadas pela Prefeitura aconteceram em março do ano passado quando foi retirado o material que desceu para liberar o trânsito de veículos na Praça da Estação.

Confira o momento em que o local cedeu, em 2022.

Obras em andamento

A atual etapa da obra de restauração está orçada em R$626.501,25 (seiscentos e vinte e seis mil, quinhentos e um reais e vinte e cinco centavos) e possui previsão de término em três meses (90 dias).

Tanto a fiscalização quanto a execução das obras no espaço, bem como a utilização dos recursos, e contratação da empresa executora das obras são de total responsabilidade do   Governo do Estado.

Leia também: