A Prefeitura de Belo Horizonte está fazendo um chamado importante para todos os 1.567 aposentados e pensionistas que comemoram aniversário em setembro e recebem seus salários por meio dela. Eles têm até o dia 30 deste mês para realizar o recadastramento de 2023, um procedimento obrigatório que substitui a prova de vida neste ano.

A recomendação é que essas pessoas compareçam para o recadastramento entre os dias 11 e 25, período de menor movimento nas agências bancárias conveniadas com a Prefeitura, como o Bradesco. Isso garantirá um atendimento mais rápido e eficiente.

O recadastramento é crucial para manter os dados cadastrais atualizados e prevenir possíveis fraudes no recebimento de pagamentos por terceiros. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar uma série de documentos nas unidades gerenciais do Bradesco, pois a atualização de dados não pode ser feita nos serviços de autoatendimento.

É importante destacar que, caso o prazo não seja cumprido, o salário dos aposentados nascidos em setembro será suspenso temporariamente, sendo retomado somente após a realização efetiva do recadastramento, respeitando os prazos do fechamento da folha de pagamento. Portanto, é essencial que todos os beneficiários sigam as orientações e façam o recadastramento dentro do prazo estipulado.

Documentação Necessária 

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 – Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 – Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior. 

Cronograma

O recadastramento está sendo realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.
Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. 

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida até dezembro. 

Fonte: PBH

COMENTÁRIOS
Share.

Diretora comercial e financeira do Mais Minas e redatora na editoria de economia e oportunidades.