Menu

Qual o momento exato para se colher o cacho de bananas da árvore?

02/05/2022 às 20:43
Tempo de leitura
4 min
Imagem do Canva
Imagem do Canva

As bananas são frutas deliciosas. Eles não são apenas um ótimo lanche cheio de potássio, mas também são saborosos com muitos outros alimentos, como manteiga de amendoim, sorvete e iogurte. Você também pode fritá-los e comê-los com um pouco de arroz e feijão. Mas se você estiver cultivando suas próprias bananeiras, pode ser difícil determinar quando essas bananas estão finalmente maduras o suficiente para serem colhidas.

Por que esperar até que esteja amadurecido

As bananas colhidas prematuramente que não tiveram tempo de amadurecer não têm um gosto muito bom; eles podem ter um gosto viscoso e estranho. Não apenas isso, mas eles podem ser difíceis de digerir e, portanto, seriam uma experiência alimentar desagradável em geral.

Como saber quando uma banana está madura

As bananas vêm em todas as formas, tamanhos e cores, do verde ao amarelo e, eventualmente, marrom. Isso pode tornar um pouco complicado descobrir quando as bananas estão prontas para serem consumidas. Existem alguns sinais-chave de maturação que os colhedores devem observar.

A banana deve ter uma cor amarelo-clara e esverdeada. Pegue uma do cacho. Se for muito difícil de descascar, eles ainda não estão prontos. Na hora de colher, sinta as bananas. Se estiver macio e a casca parecer fina, é um bom momento para colhê-los. As bananas podem ser colhidas quando estão cerca de 75% maduras e continuarão a amadurecer na planta. Procure um cacho em forma de mão, sem ângulos pontiagudos, que seja bem preenchido pelas frutas. Se os restos de flores desse pacote se espalharem facilmente, está pronto.

Lembre-se de que, como elas podem ser colhidas quando estiverem três quartos maduras, você pode ter estágios ligeiramente diferentes das bananas. Geralmente, os produtores caseiros colhem as bananas cerca de uma semana a duas semanas antes de estarem completamente maduras. É melhor colher as bananas cedo do que quando estiverem maduras demais.

Quando as bananas geralmente amadurecem

As bananas precisam de um clima quente para crescer e são bastante sensíveis a temperaturas frias. Todo o processo para amadurecer uma banana, especificamente uma banana anã, pode levar cerca de 70 a 100 dias. No entanto, uma rápida mudança na temperatura pode fazer com que amadureçam mais devagar, mais rápido ou interrompam completamente o crescimento.

Colhendo as bananas

Quando você perceber que é hora de colher as bananas, pegue uma faca afiada e corte cuidadosamente os “braços” do cacho. Se você for levar essas bananas para casa, é aconselhável cortar alguns centímetros acima de cada cacho, para que haja espaço no caule para segurar essas frutas pesadas.

Um talo de banana só produz frutos uma vez na vida. Então, após a colheita, corte a árvore cerca de 30 centímetros de onde você colheu e deixe secar para permitir que novos frutos cresçam novamente.

Como acelerar o amadurecimento

Enquanto na árvore, o processo de amadurecimento não pode realmente ser mais rápido do que a natureza pretende. Mexer com o crescimento delas pode fazer com que as bananas amadureçam muito rápido, o que não seria bom. Se você colhê-los antes de estarem totalmente maduros na árvore, você pode facilmente amadurecê-los rapidamente em sua casa, armazenando-os em um saco de papel, no micro-ondas ou em um local quente.

Quando as bananas estão maduras o suficiente para serem colhidas da árvore, e quando estão maduras o suficiente para serem comidas, são duas coisas completamente diferentes. Dito isto, as bananas podem ser usadas em quase todas as etapas, desde que tenham sido colhidas no momento adequado.

Fonte: SF Gate

Última atualização em 19/08/2022 às 05:02