Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), promoveu a campanha do dia Mundial do Diabetes (14/11), a qual teve como tema Mulheres e Diabetes. Segundo a OMS, no mundo existem mais de 199 milhões de mulheres que vivem com diabetes e conforme esse número vem aumentando com o passar do tempo estima-se que até 2040 esse resultado deverá aumentar para 313 milhões. Duas em cada cinco mulheres com diabetes estão em idade reprodutiva, e estas possuem maior dificuldade em conceber e se não fizerem um acompanhamento pré-natal adequado podem ter um maior risco de más formações fetais, bem como maior índice de mortalidade materna e infantil.
Ainda segundo a OMS, o Diabetes é a nona principal causa de morte em mulheres no mundo, causando 2,1 milhões de mortes por ano. Existem variados fatores relacionados à inclusão do diabetes como causa de mortalidade, entre eles podemos citar a falta de acesso à prevenção e/ou detecção precoce do diabetes, bem como deficiência ou ausência de tratamento e cuidados, sobretudo em países em desenvolvimento. Pode-se dizer que o comum acúmulo de funções (dona de casa, mãe e profissional) aliado às desigualdades socioeconômicas expõem as mulheres aos principais fatores de risco de diabetes, como alimentação inadequada, inatividade física, tabagismo e consumo exagerado de álcool.
Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer por defeitos na secreção e/ou ação da insulina. A insulina é um hormônio que é produzido no pâncreas e tem como principal função permitir que a glicose presente nos alimentos que consumimos seja transportada para dentro das células, de modo a ser transformada em energia para realização das nossas atividades diárias. A falta de insulina ou defeito na sua ação pode causar o acúmulo de glicose no sangue. A hiperglicemia pode causar complicações no funcionamento de vários órgãos, entre eles os rins, olhos e coração, por isso os níveis de glicose sanguínea devem ser controlados.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PREVENÇÃO DO DIABETES
- Evite o excesso de peso;
- Prefira carboidratos ricos em fibras como as raízes e cereais integrais;
- Priorize os vegetais (verduras e legumes) e frutas no dia-a-dia;
- Evite o consumo de doces em geral, frituras e gorduras, açúcares e farinhas refinadas;
- Evite o consumo de refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas;
- Livre-se do hábito de fumar;
- Pratique atividade física regularmente;
- Visite seu médico e faça exames periodicamente.
É importante que ações sejam feitas de modo a prevenir o Diabetes Mellitus, visto que é uma doença crônica, que avança silenciosamente, podendo causar inúmeras complicações como, por exemplo, perda de visão, amputação de membros, perda da capacidade funcional dos rins, etc. A alimentação é fundamental para se evitar a ocorrência do DM, portanto devemos nos dedicar em ter o estilo de vida mais saudável possível, visando um futuro sadio e livre de acometimentos.