Menu

Seja o Adulto Que As Crianças Deverão Ser No Futuro

11/10/2017 às 03:11
Tempo de leitura
3 min

Aproxima-se o dia das crianças e assim aumenta-se consideravelmente o consumo de doces e guloseimas em comemoração à data e também como uma forma de agrado aos pequenos.

A infância é a fase em que se criam os hábitos da vida adulta, portanto é importante que se preze pela saúde durante essa etapa da vida, de modo a evitar ou minimizar ao máximo os problemas futuros.

A alimentação inadequada na infância aliada ao sedentarismo é responsável pelo crescente aumento da obesidade infantil no mundo. Definitivamente, não é necessário se eliminar radicalmente toda e qualquer guloseima da nutrição das crianças, porém é preciso ter cautela quanto à quantidade e frequência de consumo.

O consumo diário de frutas, carnes, leite e seus derivados, verduras e legumes, bem como a prática regular de atividade física são hábitos que devem ser encorajados, enquanto o consumo de alimentos industrializados, fast foods, refrigerantes, açúcares e gorduras deve ser moderado. Deve-se considerar que o ideal é que não se proíba o consumo de qualquer que seja o produto, pois a proibição pode aumentar o desejo pela ingestão, causando efeito contrário ao pretendido, mas deve-se evitar exageros e impedir que o consumo de alimentos não nutritivos se torne costume, mas cuidar para que seja  um evento esporádico.

Oferecer aquele doce ou salgadinho que a criança pede pode parecer tentador, afinal por um sorriso sincero tudo vale a pena. Mas é preciso lembrar que os “nãos” às vezes são necessários, pois fazem parte do processo de educação e crescimento. Dizer sim para tudo ,momentaneamente, parece ser a fórmula do sucesso, pois é o sonho de toda e qualquer criança ter todos os seus pedidos atendidos, mas a inexistência de um limite pode resultar em problemas bem  maiores que uma birra por causa de um pedido negado.

Pratique o consumo consciente e ensine essa prática para as crianças de seu círculo social e/ou familiar, e não se esqueça de que o melhor método de ensino é o exemplo, portanto para que as crianças cresçam e se tornem adultos saudáveis, é preciso que na infância elas tenham adquirido o prazer por se exercitar e se alimentar bem, hábitos esses que só nascerão se um adulto próximo servir de espelho para elas.

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:11