Teatro de Sabará (MG) é restaurado e entregue à comunidade

Por

Imperadores, barões e baronesas, condes e marquesas já passaram por ali. Palco de espetáculos apresentados por renomados artistas, o Teatrinho de Sabará, como é popularmente conhecido, será entregue aos sabaraenses completamente restaurado em uma data simbólica, 19 de setembro, Dia Nacional do Teatro. Foram investidos R$ 2,6 milhões pelo Governo Federal por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que executou a obra com o apoio da Prefeitura Municipal.

Dono do título de segundo teatro mais antigo do Brasil, o Teatro Municipal de Sabará completou 200 anos no mês de junho. Para celebrar em grande estilo, a população ganha este equipamento cultural de importante valor histórico, restaurado e pronto para uso após mais de dois anos fechado para a obra. Com uma área total construída de quase mil metros quadrados, possui 400 lugares dispostos em três andares, entre galerias e 62 camarotes. O interior é classificado como tipo italiano – em formato de ferradura e ao centro um vasto palco elevado.

O processo de restauração envolveu uma equipe multiprofissional, que realizou diversos tipos de procedimentos. Foi feita a recuperação do piso de madeira, substituição do forro, restauro de portas e janelas, nova instalação hidráulica, troca do telhado, pintura interna e externa e a adequação da acessibilidade tanto no acesso do público como no fundo do palco, que leva ao camarim.

O trabalho de modernização do Teatro foi um dos destaques da intervenção. O cuidado do projeto foi melhorar as instalações sem conflitar com a preservação do bem cultural tombado. Agora o Teatrinho passa a contar com elevadores para a plateia e para artistas, que permitirá acessibilidade universal a todos. Foi feita a modernização das instalações elétricas, com a implantação de novo sistema de prevenção e combate a incêndio, além da restauração de toda arquitetura e mobiliário.

A cerimônia de entrega contará com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do diretor do Departamento de Projetos Especiais, Robson Almeida, do prefeito de Sabará, Wander Borges, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino e demais autoridades locais. A Prefeitura Municipal de Sabará, proprietária do imóvel, será a responsável pela gestão do teatro, por meio da Secretaria de Cultura.

Acústica extraordinária

Reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1963, um dos principais atributos do Teatro é sua acústica, exaltada por visitantes e especialistas. Conta-se que durante a visita de Dom Pedro I, em 1831, essa excelente acústica da casa fez o imperador perceber como o povo estava descontente com seu governo. Segundo as histórias, após o Viva o imperador Dom Pedro I, podia-se ouvir com clareza a frase Enquanto for constitucional, falada por alguém na plateia.

Serviço:
Entrega da obra de restauração do Teatro Municipal, em Sabará (MG)

Data: 19 de setembro de 2019, às 19h30
Local: R. Dom Pedro II, s/n – Centro.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Iphan

Postado em 12 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.