Menu

Tireoide e metabolismo. Qual a relação?

A tireoide desenvolve importantes funções no nosso organismo, sendo assim, a preocupação com a possibilidade do hipotireoidismo favorecer o ganho de peso não deve ser o ponto principal.
16/02/2022 às 20:43
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Comumente alterações na glândula tireoide são associadas a ganho ou perda de peso, para entender o fundamento dessas afirmações é importante que saibamos quais são as funções dessa glândula.

A  tireoide libera os hormônios triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), os quais ajudam a regular o modo como o corpo usa a energia e atuam controlando diversas funções, ou seja, a tireoide atua no nosso metabolismo.

No hipotireoidismo ocorre uma redução na produção dos hormônios, assim, as funções naturais do corpo começam a desacelerar, e isso é o que possibilita o ganho de peso. Por isso, é comum dizer que o hipotireoidismo engorda. Já no caso do hipertireoidismo os hormônios são produzidos em quantidades elevadas, o que pode acelerar demais o metabolismo, gerando consequências para a saúde, dentre elas a perda de peso. 

Apesar de se saber que o hipotireoidismo engorda em alguns casos, não é possível generalizar, pois cada pessoa responde de uma maneira diferente, sendo que em alguns casos, o peso pode até ficar estável; dessa forma, é importante lembrar que quanto mais precoce for o início do tratamento, mais fácil será controlar o peso. 

O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição de hormônios tireoideanos, para isso é indispensável uma avaliação médica. Devido ao fato de nutrientes como iodo e selênio serem importantes para a saúde da tireoide, uma alimentação saudável também tem um considerável papel no tratamento. A tireoide desenvolve importantes funções no nosso organismo, sendo assim, a preocupação com a possibilidade do hipotireoidismo favorecer o ganho de peso não deve ser o ponto principal. O essencial é que haja adesão ao tratamento, a fim de evitar possíveis complicações de saúde e permitir o funcionamento adequado do organismo; o controle de peso é uma mera consequência.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:13