Menu

Elba Ramalho e Ferrugem se apresentam em Ouro Preto nos dias 8 e 9 de julho

18/05/2022 às 07:05
Tempo de leitura
3 min
Ferrugem e Elba Ramalho - Fotos: reprodução/Facebook dos artistas
Ferrugem e Elba Ramalho - Fotos: reprodução/Facebook dos artistas

Após um hiato de cerca de dois anos sem grandes eventos por causa da pandemia da Covid-19, Ouro Preto volta a se programar para dar lazer aos seus moradores e atrair mais turistas.

Na semana da comemoração dos 311 anos da elevação à Vila Rica (aniversário da cidade), a prefeitura vai apresentar uma programação com grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho e Ferrugem, que devem se apresentar na Praça Tiradentes nos dias 8 e 9 de julho, respectivamente.

Ao longo dessa semana o Mais Minas já havia publicado que o violeiro Almir Sater e o rock dos anos 80 de Biquini Cavadão também serão atrações da programação do aniversário da cidade de Ouro Preto.

Elba Ramalho

YouTube video

Do frevo ao romantismo nordestino, Elba Ramalho se destacou pelo timbre singular e carisma quando ainda era muito muito jovem, ao final da década de 70, quando lançou seu primeiro álbum “ Ave de Prata”.

Vencedora de dois Grammys Latinos na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileira”, a cantora, multi-instrumentista e compositora é também colecionadora de sucessos e trilhas sonoras nas populares novelas brasileiras. A primeira delas foi Coração da Gente, música que tocou em Tropicaliente no ano de 1994.

Outros sucessos conhecidos na voz de Elba são as composições do saudoso Dominguinhos. Os dois eram muito próximos e ele foi um dos maiores apoiadores da carreira da paraibana. Dessa parceria musical surgiram os hits “De Volta pro Aconchego” e “Gostoso Demais”.

Outras canções que consagraram Elba Ramalho como uma das maiores cantoras do Brasil e representante musical do nordeste foi Bate Coração e Chão de Giz, essa última gravada no icônico DVD “Grande Encontro, em que participaram o seu primo Zé Ramalho e Geraldo Azevedo.

No ano passado, Elba convidou Juliette, campeã do BBB 21, para que juntas elas realizassem uma live em comemoração a festa de São João. O evento virtual teve ampla visibilidade.

Ferrugem

Desde os 11 anos de idade Ferrugem é frequentador de roda de samba e, como um bom carioca que é, não negou suas raízes. Inicialmente, o cantor cobria integrantes que faltavam nas rodas e devagar foi conquistando seu espaço e respeito.

Anos depois se tornou um dos maiores artistas do pagode, conquistando público e crítica por onde passa.

Filho de uma das cantoras de apoio que acompanhava ninguém menos que Tim Maia, Maristela Faild, Ferrugem não precisou ir muito longe para aprender técnica de canto.

Mas o sucesso em maior escala foi notório quando o carioca começou a compor e inaugurou sua própria roda de samba, dessa vez em São Paulo (SP). O primeiro sucesso nacional de Ferrugem foi “Climatizar”.

Em 2018 ele gravou seu primeiro DVD, que contou com a presença de Ludmilla, Nego do Borel, Thiaguinho, Marcos e Belutti e Péricles.

Ferrugem também gravou o hit “Atrasadinha”, em parceria com Felipe Araújo.

YouTube video