Menu

Se conhecer é o principal ato de prevenção contra o câncer de mama

18/10/2018 às 12:59
Tempo de leitura
2 min

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação descontrolada de células anormais da mama, formando um tumor. Os principais fatores que predispõem ao câncer de mama são: histórico familiar, ser do sexo feminino, ter idade maior que 50 anos, ter tido menstruação precoce e /ou menopausa tardia, obesidade, ausência de gravidez, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool e exposição a radiação torácica.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se para  o Brasil o surgimento de 59.700 novos casos  de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente1.

A prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a realização de exames de rastreamento, a fim de diagnosticar o câncer de mama em estágio precoce.

Recomenda-se que a mulher realize o autoexame das mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano que julgar pertinente), valorizando-se a a atenção a todos os possíveis sinais, como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo e pele enrugada com aspecto de casca de laranja. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³,  o que já é considerada uma lesão muito grande. Sobretudo é importante que a mulher busque aconselhamento médico para sanar toda e qualquer dúvida relacionada aos achados no autoexame das mamas.

A detecção do câncer em estágio inicial é de fundamental importância para o melhor prognóstico e sucesso do tratamento, por isso a mulher deve procurar conhecer detalhadamente o seu corpo a fim de estar apta a descobrir casualmente a ocorrência de qualquer alteração.

 

REFERENCIA

1 Disponível em http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp Acesso em 15/10/18 às 19:06.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:23