Take a fresh look at your lifestyle.

Câncer de próstata: se informar para se prevenir

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Embora seja uma doença comum, ainda existe certo tabu por parte da população masculina que ainda prefere não conversar sobre o assunto. O Ministério da Saúde aponta uma estimativa de ocorrência de 68.220 novos casos em 2018.

O câncer ocorre devido ao crescimento desordenado de células, o que causa a formação de tumores. Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e sem dar sinais durante a vida, porém em alguns casos o tumor pode crescer rapidamente, bem como se espalhar para outros órgãos, o que denominamos metástase. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames médicos. A confirmação da doença é feita por meio da biópsia, a qual é indicada quando se observa alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque retal.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, a qual possui o tamanho de uma noz e localiza-se entre a bexiga e a região pélvica, à frente do reto (porção final do intestino) e por isso pode ser sentida através do toque retal. A próstata tem como função produzir um líquido que compõe o sêmen, que auxilia na nutrição e proteção dos espermatozoides.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: a Idade (risco maior quanto mais avançada a idade), histórico de câncer de próstata na família e sobrepeso e obesidade (risco maior quanto mais elevado o peso corporal).

Devido a grande incidência e a gravidade do câncer de próstata é importante que se procure conhecer sobre essa neoplasia a fim de que sejam destruídos os tabus e preconceitos que possam dificultar a procura de um atendimento médico, que é essencial no cuidado com a saúde do homem.

Close