Menu

Carnaval de Ouro Preto é marcado por tradição e é elogiado pelos foliões

26/02/2020 às 18:00
Tempo de leitura
3 min

O carnaval de Ouro Preto teve início na quinta-feira (20) e acabou só na terça-feira (25), e foram cerca de 200 mil foliões durante os dias de evento na cidade histórica. Além disso, foram 5 palcos espalhados pelo centro para apresentação de 40 bandas, e ainda, houve o desfile das nove escolas de samba ouro-pretanas no domingo (23) e segunda-feira (24).

Dentre os foliões, o carnaval de Ouro Preto recebeu pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Niki, da Eslovênia, foi à Ouro Preto pela primeira vez no carnaval e gostou da folia na cidade histórica. “Gostei muito das pessoas, da música, das fantasias. Vim (Vir) do carnaval do Rio de Janeiro e aqui é muito diferente, mas gostei muito”, disse a foliã estrangeira.

Mas, aparentemente, o que mais atraiu os foliões para o carnaval de Ouro Preto foi sua tradicionalidade. Mantendo os blocos, que já são de longa data, além de trazer um público mais familiar para as ruas, fez também com que o evento se torne mais seguro.

Um casal de Campinas aproveitou o carnaval na cidade histórica justamente para fugir dos tumultos que são nas cidades grandes e disseram querer voltar no próximo ano. “É a segunda vez que viemos para o carnaval de Ouro Preto e gostamos muito, porque é bem familiar, bem tranquilo e, diferente do que a gente vê no estado de São Paulo, não tem brigas” comentaram os foliões paulistas André e Anne.

Para a foliã Stefane Larissa, o importante do carnaval, em Ouro Preto, é a preservação da cultura da cidade. “O carnaval em Ouro Preto é ‘top’. Esse carnaval tem que permanecer, a cultura ouro-pretana tem que prevalecer. Isso é buscar as origens do lugar. Tiveram blocos atrás de blocos desfilando aqui e isso é o que há de melhor de Ouro Preto”, comentou Stefane.

Retorno financeiro

A rede hoteleira eu índices muito positivos com uma taxa de ocupação de cerca de 80%, porcentagem parecida com a de Belo Horizonte. Quanto às repúblicas, houve o aumento de recebimento de pessoas de 30% em relação ao ano passado.

Em questões econômicas, além do patrocínio oferecido pela cervejaria Ambev, a prefeitura também arcou com os custos da festa. De acordo com o prefeito, o custo é muito justificável, uma vez que é um evento muito importante para Ouro Preto, além de ser uma forma de gerar emprego e também trazer entretenimento para a cidade e chamar a atenção para o turismo.

COMENTÁRIOS