Menu

Seria meu sonho?

11/11/2021 às 20:47
Tempo de leitura
2 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Além da alimentação, um sono de qualidade também tem grande importância para a nossa saúde. A alimentação está diretamente ligada à qualidade dos nossos sonhos, pois conforme a quantidade e a classe do alimento ingerido no período noturno pode-se ter um maior ou menor relaxamento mental.

Os sonhos podem acontecer em diferentes fases do sono, porém, os mais profundos geralmente ocorrem durante o sono REM (do inglês rapid eye movement), que como o próprio nome diz, consiste em um sono caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. Nesse momento, o cérebro se encontra altamente ativo, com alto funcionamento de ondas cerebrais e consumo de energia, ocorre também um completo relaxamento dos músculos do corpo, a fim de evitar que tenhamos movimentos e outros comportamentos motores enquanto dormimos e sonhamos. 

Bebidas alcoólicas podem fazer com o que o nosso corpo não atinja o sono REM, o que contribui para a ocorrência de pesadelos. Além disso, dormir com fome pode causar um sono diferente dos padrões normais devido à baixa de açúcar no sangue.

Em condições normais, o nosso corpo esfria até dois graus quando atingimos o auge do sono. Esse processo nos ajuda a descansar melhor e a poupar energia. Desse modo, o excesso de calor é capaz de criar elementos desconfortáveis durante o sono REM. Diante disso, recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos como queijos e carnes, pois a digestão destes gasta muita energia, fazendo com que nossa temperatura aumente, o que destrói o ciclo do sono, podendo causar um sono mais agitado.

Como a ingestão alimentar envia sinais ao cérebro para que ele fique ativo, o ideal é não exagerar na última refeição antes de dormir, evitando grandes quantidades de gordura, proteína ou açúcar. Certifique-se de aguardar um tempo antes de se deitar para permitir que a digestão ocorra.

Evite dormir com fome ou sob efeito do álcool. Faça refeições leves antes de dormir e assim garanta um sono mais agradável e sonhos mais tranquilos, proporcionando assim um verdadeiro descanso físico e mental.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:37