Menu

Você conhece alguém arroz de festa?

O arroz doce é uma receita de origem asiática que provavelmente se originou na Pérsia, onde o arroz cozido em leite era adoçado com mel e aromatizado com especiarias.
04/08/2021 às 08:48
Tempo de leitura
3 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Se você é do tipo que está sempre em todo e qualquer evento, provavelmente já foi chamado de “arroz de festa”, ou mesmo classificou algum amigo assim.

Essa expressão popular é usada para designar aquelas pessoas que sempre marcam presença em todas as festividades e pode ter surgido do costume de se jogar arroz nos casais ao final dos casamentos.

Existe ainda, a teoria de que o ditado surgiu em Portugal, devido ao fato de que uma sobremesa que aqui é equivalente ao arroz doce era servida em todas as festas. Essa era uma guloseima indispensável e preferida ao paladar português.

O arroz doce é uma receita de origem asiática que provavelmente se originou na Pérsia, onde o arroz cozido em leite era adoçado com mel e aromatizado com especiarias. De lá, a receita teria sido levada para a Península Ibérica. Há também quem atribua a autoria do doce aos indianos e a outros países asiáticos, onde a sobremesa era preparada com o leite extraído do coco.

O que se sabe é que essa sobremesa cremosa possui versões espalhadas pelo mundo todo, a qual para os franceses é conhecida como riz au lait e para os libaneses, como riz-bi-haleeb. Os argentinos são grandes apreciadores do arroz con leche; enquanto os ingleses e americanos têm um doce similar, porém, mais denso, denominado rice pudding. Na Índia, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar.

O arroz doce chegou à Europa por volta do século XIII e posteriormente chegou ao Brasil, por meio de Portugal, sendo a preparação polvilhada com canela. Na época do Império, no Rio de Janeiro, as pessoas ricas, a maioria de origem portuguesa, tinham o arroz doce como uma de suas sobremesas preferidas.

O jeitinho brasileiro de preparar arroz-doce provavelmente é derivado do arroz de leite português. Lá, ainda hoje, é comum a adição de gemas, que deixam o doce ainda mais cremoso e menos pálido, enquanto aqui é comum a adição de leite condensado para conferir mais sabor e doçura à preparação.

Se porventura você for chamado de arroz de festa, saiba que esse título está relacionado à sua alta capacidade de socialização e agradeça, visto que o arroz doce só se tornou tão popular por ser apreciado nas mais diversas localidades, mesmo quando apresentado  em diferentes versões.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:40