Menu

Cuide do Seu Coração, Mantenha-o Sempre Preenchido, Mas Nunca de Gordura

09/08/2017 às 17:34
Tempo de leitura
3 min

 

O dia 8 de agosto é dedicado ao combate ao colesterol. O colesterol é uma gordura com importantes funções para o organismo, ajudando na digestão, na produção de hormônios e na fabricação da bile, porém o excesso de colesterol pode causar alguns problemas de saúde como, por exemplo, as doenças cardiovasculares. Além de ser sintetizado pelo organismo o colesterol pode também ser ingerido na dieta, por meio do consumo de alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos.

O colesterol alto pode ser considerado uma doença silenciosa, visto que não apresenta sintomas, sendo assim muitas pessoas só descobrem que estão com uma taxa de colesterol elevada no momento em que sofrem um problema cardíaco ou vascular. Por isso, é importante que sejam realizados exames periódicos para acompanhar os níveis sanguíneos de colesterol, além de se lançar mão de uma alimentação saudável e práticas de atividades físicas regularmente.

Existem dois tipos de colesterol. O LDL  é o responsável pelo transporte do colesterol para as células onde será utilizado. Esta fração do colesterol é conhecida como colesterol “ruim”, visto que seu excesso na circulação pode causar acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose) e consequente entupimento das mesmas.  O HDL tem a função de retirar o excesso de colesterol da circulação e levar de volta para o fígado, sendo por isso chamado de colesterol “bom”, pois ele é um fator protetor contra a aterosclerose.

Um dos principais motivos da ocorrência de alterações dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gorduras saturadas presentes em alimentos de origem animal bem como os ultra processados como sorvetes, biscoitos, etc., além das gorduras saturadas deve-se evitar também o consumo das gorduras trans visto que estas além de elevarem o colesterol LDL(fração ruim) elas ainda diminuem os níveis do colesterol HDL (fração boa). Vale lembrar que além desses fatores modificáveis a hereditariedade também é um fator importante visto que independe dos hábitos diários do indivíduo, por isso é indispensável que se faça exames regulares e seja fisicamente ativo além de prezar por uma alimentação saudável.

A nossa saúde é dependente de inúmeros fatores, dos quais nem todos são controláveis, porém a prevenção é a melhor estratégia que pode ser adotada, pois ainda que estejamos certos de que não temos controle sobre tudo e que nem tudo é previsível quando se refere ao nosso corpo, é importante ter a certeza de que fizemos o melhor que podíamos para sermos saudáveis.

Última atualização em 19/08/2022 às 12:19