O Grupo C é uma das chaves da Copa do Mundo que possui as análises mais previsíveis. Afinal, é consenso que a Argentina chegue como favorita à liderança, e que a Arábia Saudita não consiga superar a lanterna. A grande dúvida se volta à disputa da segunda vaga, entre México e Polônia.
Quem avançar à segunda fase, porém, não terá vida fácil, já que o chaveamento será contra o Grupo D, composto por Dinamarca e França, duas das seleções mais bem cotadas do Mundial do Catar.
Argentina
O time do técnico Lionel Scaloni chega à Copa do Mundo sendo um dos favoritos ao título. A equipe está invicta desde 2019, chega embalada pelas conquistas da Copa América e da Finalíssima, além de contar com uma base bem organizada e entrosada.
Isso, claro, sem contar a presença do craque Lionel Messi, que vive ótimo momento. Aos 35 anos, o jogador do PSG pode caminhar para sua última chance de ser campeão mundial com seu país.
- Melhores participações: 1978 e 1986 (campeã)
- Técnico: Lionel Scaloni
- Capitão: Lionel Messi
- Destaque: Lionel Messi
- Prognóstico: Primeira força do grupo
México
A Seleção Mexicana possui bons jogadores, como o volante Edson Álvarez, o ponta Hirving Lozano e o atacante Raúl Jiménez. Esses nomes podem suprir as ausências de Jesús Corona e Javier ‘Chicharito’ Hernández, fora da convocação por lesão e indisciplina, respectivamente.
O grande desafio do México é superar a barreira das oitavas de final, fase que vem brecando a equipe nas Copas desde 1994.
- Melhores participações: 1970 e 1986 (quartas de final)
- Técnico: Tata Martino
- Capitão: Guillermo Ochoa
- Destaque: Hirving Lozano
- Prognóstico: Segunda força do grupo
Polônia
Qualquer chance de sucesso da Polônia na Copa do Mundo passa diretamente pelos pés do atacante Robert Lewandowski, que hoje defende o Barcelona. O camisa 9 de 34 anos é considerado o maior jogador polonês de todos os tempos, e possui 74 gols com a camisa branca e vermelha.
No entanto, alguns outros atletas podem auxiliar o matador na missão de levar o time ao mata-mata, como o meia Piotr Zielinski.
- Melhores participações: 1974 e 1978 (terceira colocada)
- Técnico: Czesław Michniewicz
- Capitão: Robert Lewandowski
- Destaque: Roberto Lewandowski
- Prognóstico: Terceira força do grupo
Arábia Saudita
Os sauditas são os grandes azarões do grupo. Se tudo ocorrer conforme à normalidade, a seleção deve ficar na última posição, mas quem disse que no futebol existe lógica? Para surpreender, a equipe aposta numa base entrosada e que já se conhece, afinal, todos os 26 convocados jogam no campeonato local.
- Melhores participações: 1994 (oitavas de final)
- Técnico: Hervé Renard
- Capitão: Salman Al-Faraj
- Destaque: Salem Al Dawsari
- Prognóstico: Quarta força do grupo
Jogos do Grupo C na Copa do Mundo 2022
1ª rodada:
- Argentina x Arábia Saudita – 22/11 – 07h
- México x Polônia – 22/11 – 13h
2ª rodada:
- Polônia x Arábia Saudita – 26/11 – 10h
- Argentina x México – 26/11 – 16h
3ª rodada:
- Argentina x Polônia – 30/11 – 16h
- México x Arábia Saudita – 30/11 – 16h