Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Dois termos bastante comuns quando o assunto é alimentação são: culinária e gastronomia; os quais geralmente são usados como sinônimos, mas que diferem um do outro.
A culinária é a arte de cozinhar e abrange desde a escolha dos ingredientes até o empratamento da preparação. A culinária é uma das áreas da gastronomia que reúne os conhecimentos alimentares dos diferentes povos e culturas, debruçando-se sobre as técnicas e as matérias primas regionais usadas no preparo dos alimentos.
A gastronomia valoriza o prazer pela comida e tem como objetivo o refinamento da alimentação, considerando a história e os aspectos culturais, a evolução da comida e suas tendências; incluindo também a preocupação com o vestuário, informação nutricional, a gestão de restaurantes, etc. Enfim, a gastronomia envolve uma série de elementos que transformam a nossa alimentação numa experiência cultural, social e política.
Em suma, a arte culinária é a ciência de preparar, cozinhar, apresentar e servir os alimentos, de modo a aguçar nossos sentidos, a fim de proporcionar uma alimentação prazerosa. Já a gastronomia relaciona a comida e a cultura, tendo como objetivos descobrir, experimentar, encontrar, pesquisar e compreender a alimentação humana. Ambas consideravelmente importantes para a propagação da história da alimentação e criação de novas memórias.