Take a fresh look at your lifestyle.

Dezembro Vermelho: Uma campanha que convida à atenção e prevenção

No primeiro dia do mês de dezembro celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, data essa que colaborou para o surgimento da campanha Dezembro Vermelho que tem por objetivo conscientizar a população sobre os principais sintomas e formas de prevenção e contágio da AIDS, além de combater o preconceito sobre os portadores da doença.

A campanha dezembro vermelho foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1987, e no ano seguinte o projeto foi adotado no Brasil pelo Ministério da Saúde. Em 1991, artistas da Visual AIDS de Nova Iorque criaram o laço vermelho que atualmente é utilizado como símbolo na luta contra a AIDS. A cor vermelha remete ao sangue e à paixão e o laço foi criado com o objetivo de transmitir solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV.

Até o momento, ainda não foi descoberta a cura para a AIDS, por esse motivo é necessário que sejam feitas ações que garantam a efetiva proteção contra ela; para tanto é importante que sejam feitos determinados esclarecimentos á população, como por exemplo, o fato de que não se contrai o vírus HIV por meio de um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. Além disso, deve-se frisar que, atualmente, a AIDS não é uma sentença de morte e que o portador da doença pode ter qualidade de vida, desde que faça o tratamento adequadamente.

O dia Mundial de combate a AIDS , bem como a Campanha Dezembro Vermelho existem para que seja criada uma consciência sobre a AIDS, suas formas de prevenção, contágio e tratamento, pois só a partir do momento em que tomamos conhecimento sobre o agente agressor é que podemos preparar as estratégias de proteção e ataque, ou seja, conhecendo as particularidades da doença somos motivados a nos cuidar mais e ficar mais atentos aos riscos.

Close