Take a fresh look at your lifestyle.

 Entenda a Diferença Entre o Saudável e o Marketing

Quando se decide fazer mudanças na alimentação muitas vezes lança-se mão de alimentos light, diet e zero, por exemplo, visto que alimentos assim rotulados causam a impressão de serem mais saudáveis e desta forma se destacam nas prateleiras dos mercados; porém é importante saber o que exatamente significam esses termos.

Produtos Diet

Os alimentos diet são aqueles destinados a dietas específicas, tendo isenção de algum nutriente ou este em quantidade não significativa, como por exemplo, isenção de açúcar em alimentos destinados aos diabéticos.

Produtos Light

Os alimentos light possuem redução de pelo menos 25% do valor energético ou na quantidade de algum nutriente em comparação com o produto convencional.

Produtos Zero

Os alimentos rotulados como zero são aqueles que possuem restrição ou isenção de algum nutriente, sendo estipulado pela ANVISA, um limite máximo para a presença deste nutriente específico, podendo ser eles açúcar, gorduras, sódio, etc.

 Entenda a Diferença Entre o Saudável e o Marketing
 Entenda a Diferença Entre o Saudável e o Marketing

Tanto os alimentos light quanto diet e zero têm redução no conteúdo de algum nutriente, para que se saiba qual componente encontra-se em quantidade menor em relação ao convencional deve-se ler os rótulos atentamente, até mesmo para que se saiba se o consumo daquele alimento é vantajoso ou não para seu perfil alimentar e objetivo nutricional.

É importante estar atento à composição de cada produto considerado dietético, pois, por exemplo, um alimento com zero açúcar pode ter um valor maior de gorduras para compensar o sabor, o que faz com que o produto não seja mais saudável que o original. Se o objetivo nutricional for o emagrecimento, um alimento zero em açúcares pode não ser a melhor opção, pois seu valor calórico pode ser até mais alto que o de um produto convencional, devido ao maior teor de gorduras (1g de açúcar= 4Kcal; 1g de gordura= 9Kcal).

O segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio, não é necessário que se consuma produtos rotulados como diet, light ou zero, essas classificações chamam a atenção do consumidor e funcionam muito bem como marketing, porém nutricionalmente nem sempre são as opções mais adequadas. O ideal é alimentar-se da forma mais natural possível, e em pequenas porções, pois consumir moderadamente um produto natural é muito mais lucrativo que consumir um produto dietético em grandes quantidades.

Close