Take a fresh look at your lifestyle.

Brasil e Americanização do Padrão Alimentar: Limite Entre o Prático e o Saudável

Fast-food e Americanização do Padrão Alimentar Brasileiro. O dia 4 de julho é a data dedicada à comemoração da independência dos Estados Unidos; isso nos faz pensar na influencia que os EUA exercem sobre nossa cultura brasileira.

Com a globalização ocorre uma expansão de culturas as quais são absorvidas causando uma miscigenação, como no caso da cultura brasileira que possui influências dos mais variados povos e países. Além da importação da moda e dos estilos musicais americanos, os hábitos alimentares também foram introduzidos em nossa cultura. Temos como exemplo, o costume do consumo de fast-foods que no Brasil foi adquirido principalmente devido à implantação de franquias americanas de sanduíches em diversas regiões do país.

Fast-Food e os Costumes Americanos Como Refeição dos Brasileiros

Brasil e Americanização do Padrão Alimentar: Limite Entre o Prático e o Saudável (Fast-food)
Brasil e Americanização do Padrão Alimentar: Limite Entre o Prático e o Saudável (Fast-food)

Nos EUA é comum que seja servido como almoço simplesmente um único sanduíche. Na correria do dia-a-dia essa acaba sendo a refeição de muitos também no Brasil, devido à praticidade e baixo custo dos fast-foods. Outro hábito aprendido pelos brasileiros é o alto consumo de refrigerantes, os quais estão presentes desde o dia a dia até os mais variados eventos sociais.

++ Entenda a Diferença Entre Diet, Light e Zero

Cada vez mais as comidas industrializadas (comuns na alimentação americana) vêm ganhando espaço no cenário alimentar brasileiro e com isso perdemos aos poucos nossa identidade cultural. Além disso cada vez mais os hábitos saudáveis vão ficando esquecidos, fazendo com que problemas de saúde como a obesidade se tornem cada vez mais prevalentes. Alimentos naturais e saudáveis, como vegetais, frutas e legumes são cada vez mais preteridos, sobretudo pela população jovem.

É bastante interessante a agregação de culturas e a experimentação de diferentes práticas alimentares, pois por meio da alimentação pode-se conhecer muito sobre um povo. Porém não podemos perder as raízes e nem deixar que se tornem rotineiros os costumes que não são saudáveis. Sabe-se que as alternativas de alimentação rápidas e de baixo custo são tentadoras em um primeiro momento, mas a médio/longo prazo podem acarretar em problemas muito maiores e mais importantes que as vantagens inicialmente adquiridas com hábitos inadequados.

Close